Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gafanhoto comestível

O gafanhoto pertence à mesma ordem dos grilos e locustas. Alimentam-se exclusivamente de vegetais e era permitido aos hebreus se alimentarem deles. Conforme Levíticos 11.22, eram considerados espécie pura para consumo. Constituem fonte de proteína facilmente encontrada pelos moradores no deserto.
Apesar de ser um alimento repudiado na cultura ocidental, hoje, em certos lugares, como por exemplo no vale do Jordão, Gileade, Arábia e Marrocos, são considerados uma comida apetitosa.
João Batista alimentava-se no deserto desses insetos, juntamente com o mel, outra fonte de energia encontrada nos lugares estéreis por onde passava (Salmos 81.16 e Lc 1.80).

Abaixo um vídeo de uma degustação de um prato típico da África, onde eles estão secos. Na China eles são vendidos em espetinhos fritos.



Prof.ª Gláucia Vilela


Fonte:
A Torá Viva; anotado por Rabino Aryeh Kaplan; Ed. Maayanot, 2ª ed.,2003
Dicionário Bíblico -Editora Didática Paulista, SP.
Comentário Bíblico Moody - Volume 4, Charles F. Pfeiffer & Averett F. Harrison, IBP, 1990.


4 comentários:

  1. Shalon professora Gláucia, estou aguardando o seu livro. E gostaria de me aperfeiçoar no hebraico, quanto ao livro, assim que sair, me comunique, vou ser abençoado ao adquirir o mesmo.Shalon Aleichem.

    ResponderExcluir
  2. ESTOU AGUARDANDO A PUBLICAÇÃO DO LIVRO. PROFESSORA GLAÚCIA, MAZAL TOV.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Professora! Gostaria de um artigo sobre os dois bodes (o Expiatório e o Emissário), e também sobre o sacrifício da novilha vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok registrado. Esses bodes são muito citados nas orações de YOM KIPUR, dia anual de jejum dos judeus e a novilha vermelha também tem característica especial, pois é difícil de encontrar um animal assim, por isso a sua importância simbólica. Daria um excelente estudo!Um abraço.

      Excluir