O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, tendo o diâmetro aproximado de um dedo.
O versículo em questão (Gênesis 24.2):
וַיָּשֶׂם הָעֶבֶד אֶת-יָדוֹ תַּחַת יֶרֶךְ אַבְרָהָם אֲדֹנָיו
"E seu servo colocou a mão sob a coxa ( ierer') de Abraão (seu) senhor."
A palavra coxa יֶרֶךְ
também traduzida para extremo, extremidade ou parte posterior. É o mesmo radical usado em Gênesis 32.33 quando Jacó, lutando com um anjo, teve o nervo de sua coxa (ierer') deslocado.
No caso desse último, o nervo deslocado ("guid ha-nashe") trata-se do ciático, o maior da extremidade inferior, descendo pela parte anterior da perna.
O Nervo Ciático se origina nas regiões lombares (4ª e 5ª Vértebra Lombar) e sacral da medula espinhal. Fornece inervação motora e sensitiva para a extremidade inferior.
A ciática é uma dor na perna devido a irritação do nervo ciático. Essa dor geralmente sente-se desde a parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, e pode se estender até os quadris e os pés.
No mundo o antigo esse nervo já era bem conhecido pela sua importância e localização na anatomia humana, tanto que se fazia juramentos por ele. Se lesionado, o homem teria dificuldades de trabalhar, produzir e até ter relações sexuais dependendo da intensidade da dor.
Após o deslocamento de seu nervo ciático na luta contra um anjo em Gênesis 32.33, Jacó teve alguns incômodos:
Sintomas da Dor no Nervo Ciático:
A dor no nervo ciático geralmente afeta um lado do corpo. A dor pode ser sutil, aguda, como uma queimação ou acompanhada por choques intermitentes de dor aguda, começando nas nádegas e se prolongando para baixo por trás ou pelo lado da coxa e/ou perna. A dor no nervo ciático se estende até abaixo do joelho e pode ser sentida nos pés. Algumas vezes, os sintomas incluem formigamentos, dormências , parestesias (baixa sensibilidade) dificuldades de movimentação. Sentar ou tentar se levantar pode ser doloroso e difícil. Tossir e espirrar pode intensificar a dor.
Colocar a mão sob a coxa era uma forma usada para juramento (ver também em Gênesis 47.29, onde Jacó, velho e perto de morrer, pede para José fazê-lo). De acordo com o idioma bíblico as crianças saíam da "coxa" do pai ( Gênesis 46:26 "que emanaram da sua coxa"; Êxodo 1.5 ("almas que emanaram da coxa de Jacó "; Juízes 8:30) daí o termo "coxa" seria um eufemismo para o órgão procriador. Portanto, quem fazia o juramento teria que colocar a mão na virilha ou nas regiões próximas aos genitais do homem com quem ele fazia aliança.
Em algumas circunstâncias a virilidade do homem também era colocada em questão nesse juramento, por esta ser muito considerada no mundo antigo. Homens com muitos filhos eram considerados viris e em alguns casos isso era até mais importante que ter riquezas.
Pela questão cultural, as mulheres estéreis ficavam apavoradas por não poder provar a virilidade de seus maridos, tanto que foi um alívio para Sara quando Abraão teve um filho da escrava egípcia Hagar.
Entretanto esse juramento não tinha apenas conotação sexual, pois a passagem do nervo ciático nessa região e uma provável lesão nele poderia impedir de um homem trabalhar ou andar, o que era também uma grande maldição no mundo antigo.
Assim, a região da"coxa" de acordo com a tradição talmúdica, passou a ser o sinal sagrado da aliança, e o servo tinha que colocar a sua mão próximo a ela assim como em tempos posteriores uma promessa seria feita sobre um rolo de Torá (Shevuot38b; Targum Yonatan;Rashi).
Antes que a parte traseira de um animal possa ser comida, este nervo com todas as suas ramificações, era cuidadosamente removido (Gênesis 32.33). Uma vez que isso é muito difícil de fazer, os traseiros do gado não são usualmente consumidos pelos judeus.
Na luta contra o Anjo de D'us, com o seu nervo lesionado Jacó pode na verdade ter recebido uma benção por causa das referências na Torah do número de "almas que emanaram de sua coxa",
(Gênesis 46.26 e Êxodo 1.5).
Bibliografia:
http://www.vertebrata.com.br/nov_17.php
A Torá Viva; anotado por Rabino Aryeh Kaplan; Ed. Maayanot, 2ª ed.,2003.
Dicionário Português Hebraico e Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - ed. Sêfer
Interessante e muito conclusivo as informações citadas no texto
ResponderExcluirSeja sempre bem vinda, Cristina.
ResponderExcluirBoa Tarde
ResponderExcluir.
Assisti a um vídeo em que o Teólogo admite antigamente os Judeus lavavam a mão antes de urinar, pois acreditavam que o orgão sexual é sagrado
.
E por esta razão que o servo de Abraão coloca a 'mão na coxa' de Abrão como forma de juramento.
.
Mas que na realidade se refere a 'colocar a mão nos testículos de Abraão' algo sagrado como forma de juramento
.
Isso procede?
.
Confesso que fiquei estarrecido
.
Seu blog é maravilhoso, yevarechecha Adonai veyishmerecha
QUERIDO PASTOR AFONSO... QUE A PAZ DO ETERNO LHE CUBRA DIARIAMENTE, GOSTARIA DE SABER SOBRE O REFERIDO VIDEO, ME INTERESSOU... A PAZ!
ExcluirTambém ficamos no aguardo quanto a esse vídeo.
ExcluirTela Hebraica
Onde encontro ester video do teologo... ademirescolhido@hotmail.com
ExcluirSim, Pastor Afonso, a informação sobre colocar as mãos nos testículos de Abraão nesse juramento procede, pelas razões destacadas neste post. Leia também o post sobre a Linguagem do Mundo Antigo.
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo!
Muito agradecido pela informação tão preciosa. Ainda bem que esta tradição ficou no passado....Obrigado Jesus pela Nova Aliança
ResponderExcluirGlória a Deus - Realmente a nova aliança é absoluta em bênçãos espirituais.
ExcluirAmei o conhecimento deste juramento pela coxa
Kkkk, concordo plenamente pastor, kkkk
ExcluirKkkk, concordo plenamente pastor, kkkk
ExcluirSim, Pastor Afonso, hoje, no Brasil, essa tradição pegaria mal...rsrsrs
ResponderExcluirapesar de que hoje em dia, nem é mais preciso a tradição, para alguns hoemns querer por a mão na "coxa" de outro kkkk
ExcluirBom dia Profª Glaucia. Gostei muito do seu blog.
ResponderExcluirDeus te abençoe !
Flávio Bergamini
Seja sempre bem vindo Flávio!
ResponderExcluirOLa boa tarde conheci hoje este site e gostei muito bom seria se encontarssemos conteudos como esse todos os dias, mais infelizmente sao raros parbens fiquem com Deus......
ResponderExcluirObrigada pela visita presbítero, e seja sempre
ResponderExcluirvindo.Paz!
A nova aliança não exclui a velha, a nova só existe por causa da velha, tenho dois filhos e não desfiz a aliança que tenho com o mais velho por causa da aliança que fiz com o mais novo. D´us é o mesmo ontem, hoje e sempre, se era para cancelar alguma coisa Ele nem se daria ao trabalho de fazer essa tal coisa, faria logo a nova. Será que me fiz entender?
ResponderExcluirQuerido Anônimo. Paulo menciona que as ordenanças são "sombras das coisas futuras". As únicas coisas que nunca mudam são as PALAVRAS de YHWH, os seus mandamentos. Já a forma didáticas de cerimônias foram todas jogadas por terra quando Jesus se ofereceu na cruz.
ExcluirSim Anônimo, eu entendi. A Nova Aliança confirma a Velha Aliança, e esta considero como uma Preparação, um Anúncio, um Chamado, uma Figura e um reforço de significado à aquela.
ResponderExcluirMazal Tov!
A Nova Aliança não desfaz a antiga, mas a fundamenta, a partir do amor. Porém, situações culturais e regionais são transformadas. Jesus trás justamente a interiorização ao nível de consciência da Lei. Circuncisão do coração e não mais na carne. Excelente blog. Vou botar na lista dos meus favoritos.
ExcluirOlá Gostaria de saber qual é o segredo da coxa de abraão . poderia me dizer?
ResponderExcluirA proposito o seu blog é muito bom.
Olá Anônimo,
ResponderExcluirA coxa de Abraão não tinha segredo. O que ocorria é que no mundo antigo se levava muito a sério o juramento, entre homens, feito com a mão sobre ou próximo às partes íntimas.
Era quase um contrato autenticado em cartório nos dias de hoje.
Um abraço.
Então podemos dizer que o Anjo do Senhor fez uma aliança com Jacó ao tocar na coxa dele,e pode ser de certo modo que Jaco fez o mesmo co José e Abraão o mesmo com Eleazar.
Excluirola td bem eu amei .este blog ........... tehna um otimoo final de semana
ResponderExcluirSeja sempre bem vinda Érica! Shalom!
ResponderExcluirEncontrei hoje seu blog... que maravilhosa fonte de conhecimento. Obrigada! Vc é uma pessoa abençoada por Deus, que Ele te capacite cada vez mais. Felicidades nos seus estudos que estão agora me auxiliando. Um abraço!
ResponderExcluirOlá boa tarde, gostei muito do seu blog, pois estava estudando a Biblia em Gênesis 24, e fiquei curioso porque colocar a mão debaixo da coxa, para fazer juramento. Encontrei seu blog, e achei maravilhoso, tirou minha duvida! Deus abençoe a sua vida
ResponderExcluirObrigada por tirar minha duvida sou cristã há 57 anos e nunca tinha ouvido ou lido algo do tipo abrigado Deus te abençoue Iracy e neto Silvio jr
ResponderExcluirA PAZ GLÁUCIA GOSTARIA DE SABER:DE TRIBO NAZARÉ FAZ PARTE. OBG
ResponderExcluirGlaucia,
ResponderExcluirGostaria de externar a gratificação por encontrar tão belo Blog de um pessoa que como eu, ama as Santas Escrituras em seus mínimos detalhes, que também está sempre disposta a ir na mais profunda pesquisa contextual cultura-histórica para melhor compreender o real sentido de uma passagem, frase, ou até mesmo de uma simples palavra.
Não sou professor, não possuo graduação na área mas tento me esmerar a cada dia no entendimento das Santas Escrituras não apenas para um conhecimento acadêmico ou catedrático que tem sua importância mas também para entender e gerar uma ortopraxia a partir deste entendimento do manual de vida nos dado pelo Criador.
Parabenizo-lhe por sua disposição e desprendimento em manter tão belo Blog e espero brevemente ser brindado com novos artigos e tão ricos comentários de sua autoria.
Se puder visitar o meu humilde Blog, ficaria grato, não se indigne com tantos erros de português, e coordenações desastradas, espero ter tempo para fazer revisões e deixá-lo mais agradável a leitores de várias categorias desde de o mais humilde leitor ao mais exigente crítico construtivo é claro.
Fique na Shalom que emana do Mashiach de Israel.
Pelo que eu sei, devia-se jurar pondo a mao na genitalia porque foi la onde houve a circuncisao, A alianca entre o povo de Deus e seu Deus... Jurar, segurando o " local" circuncidado, ele estaria jurando pela aliança que tinha com Deus... Acredito ser esse o motivo... Talvez por receio de escandAlizacao, as traducoes da biblia nao dao a entender de partida q o juramento erA feito dA maneira q eu explanei...
ResponderExcluirÉ isso mesmo! Mas não se esqueça que no texto bíblico a palavra usada é "'ierer", coxa!
ExcluirGratos pela visita.
Eduh Meskita, explicação sensacional. A Tela Hebraica é sabor de mel nas manhãs nos alimentando neste deserto. ALELUIAS
Excluirexcelente fonte de pesquisas. Obrigado!
ResponderExcluirOla a paz !
ResponderExcluirOla amada. Irmã Gláucia gostei muito do seu blog é maravilhoso quem dera que todos tivessem a acesso a internet porem peço a sua autorização para a divulgação que Javé abencoe em tudo
A paz Gláucia quero te fazer uma pergunta o salmo 24 esta relacionado com o salmos 15 ele é muito parecido pelo fato de sua linguagem ou foram escrito pelo mesmo escritor .
ResponderExcluirOs dois Salmos foram escritos pelo mesmo autor, David. Os dois revelam a intenção de David em construir o Templo, não autorizada por D'us.
ExcluirOlá André!
ResponderExcluirVocê poderá divulgar o link do site!
Um grande abraço e seja bem vindo!
Olá,
ResponderExcluirFiquei muito feliz de encontrar esse blog que muito nos ajuda no conhecimento de Deus, o Criador de todas as coisas.
Grata,
Na fé
Olá,
ResponderExcluirGostei muito do Blog, por ser de grande importância para quem quer saber por fontes fidedignas a respeito da Bíblia, pois há várias interpretações. Ainda bem que existem pessoas com interesse na pesquisa nos trazendo à tona um tesouro sem preço.
Grata,
Lourdes
sim com muito prazer em divulgar
ResponderExcluira paz amada !!!!!
ResponderExcluircom toda humildade te faco mais estas perguntas, querendo deixar claro que nao estou duvidando da sua resposta.
como descrever, mostrar e compravar isso para outras pessoas que foi davi o autor destes capitulos 15 e 24 e quem se dirigia o autor e o que ele queria dizer ? faco esta pergunta porque existe muitos capitulo que sao intitulado que foi davi que escreveu e isso sebemos que nao é verdade meu muito obrigado que Dus te abencoe
Boa tarde e a Paz Glaucia,
ResponderExcluirintão eu posso afirmar que quando jacó sai ferido na coxa na verdade é um sinal de que Deus realmente mudará seu nome de Jacó para Israel?
Deus te abençoe!
Sim, uma marca eterna para um grande lutador e para um Povo inteiro.
ExcluirGlaucia me tira uma duvida ,
ResponderExcluirsalmos são versos ou versiculos?
Como Salmos são composições poéticas, isto é, são formados por certas cadências ligadas a regras fixas, rimas e métricas, podemos chamar de versos. Esses cânticos em poesias eram uma forma didática de ensinar a Torah e a Lei Divina pela memorização. Infelizmente as traduções não permitem observar essas métricas e rimas de Salmos e outros textos poéticos da Palavra.
ResponderExcluirComo o estilo poético não fica bem definido nas traduções de Salmos, não fica errado chamar também de versículos, pois são pequenos parágrafos numerados de ensino da Bíblia.
Conclusão: para mim tanto faz!!!! Um abraço.
Encontrei este blog hoje...simplesmente fantástico.
ResponderExcluirPoucos são os que realmente publicam materiais sérios como estes que tenho encontrado aqui.
Parabéns
Gratos pela visita Werner, volte sempre!
ExcluirGostei muito, Deus te abençoe.
ResponderExcluirAmei este blog. Estava procurando algo que pudesse explicar este termo de colocar a mão na coxa para dar aula para a classe de adolescentes. Que bom que pude esclarecer as minhas dúvidas! Deus te abençoe hoje e sempre!!
ResponderExcluirMuito Bom este Blog!!!
ResponderExcluirEu gostaria d ecolocar esta postagem em meu blog , indicarei a fonte mas,nao consigo copiar,pode me enviar por email,e se quizer coloque por favor o meu blog como site parceiro do seu,email: marciomedeiros1978@hotmail.com Shalom,atenciosamente,
ResponderExcluirMarcio de Medeiros
Este blog é superimportante, uma vez que temos que nos sincronizar com o conhecimento das tradições e costumes hebraicos para melhor entender a Bíblia. parabéns, Profª!
ResponderExcluirBoa noite Glaucia seu blog é muito rico em respostas obrigado
ResponderExcluirVolte sempre Anônimo!!!!
ExcluirGluacia, por favor, me tire uma dúvida.
ResponderExcluirExiste a possibilidade de o escrito na Coxa de Jesus (ap 19:16) ter algum tipo de relação com essa tradução Judaica de se jurar com a mão na coxa?
Como se Deus estivesse atestando através da Coxa do cordeiro que Ele é o Senhor dos Senhores?
Grato!
Glaucia, bom dia! Existe alguma relação entre a tradição hebraica de se jurar com a mão sob a coxa e o escrito na coxa de Jesus, como se Deus estivesse fazendo um 'pacto' com a Humanidade em seu Filho, Jesus?!
ResponderExcluirOLA IRMÃ GLAUCIA SHALOM
ResponderExcluirTem uma curiosidade quanto ao texto de bereshit 10.25
sobre o filho de HEBER que em seus dias se repartiu a terra. será que esse verbo repartiu refere-se também a uma repartição geológica da terra?
A minha dúvida é....então quando o anjo feriu a coxa de Jacó na verdade ele feriu os testiculos dele ? Ou foi o nervo ciático?
ResponderExcluirOLAAAAA! TEM ALGUEM AI?
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SOBRE O NOME FALEQUE FILHO DE HEBER DESCRITO NO LIVRO DE GENESIS 10.25
SE REFERE A UMA DIVISÃO ÉTNICA DA TERRA OU GEOLÓGICA?
esse ano de 2014 vai haver resposta nesse blog?
ResponderExcluirOlá Jaasiel,
ExcluirTodo trabalho da equipe Tela Hebraica é voluntário e direcionado ao estudo de textos originais bíblicos no hebraico. Isso exige tempo e dedicação. Pelo volume de perguntas que recebemos, infelizmente só poderemos responder às mais pertinentes.
Gratos.
Segue a minha pergunta que eu acho ser pertinente.
ResponderExcluirrefere-se ao texto de Genesis 10.25.
Em seus dias - Pelegue - se repartiu a terra...
o verbo repartir refere-se apenas a uma divisão etnolinguística ou uma divisão geológica?
Fico triste como a preferencia por uma interpretação forçada e infeliz surge de um assunto tão sério. Abrãao mandou seu servo por a mão exatamente debaixo da sua coxa. Não temos que estar conjecturando sobre uma possível colocação de mão num local desrespeitoso comprometedor, incoveniente e imoral. Este juramento não poderia por em duvida a virilidade do servo. Com certeza, não se faria isto, principamente, depois da destruição de sodoma e gomorra por causa da sodomia. Vejamos Jacó como exemplo para a importancia do nervo tido como alvo do juramento. O maior nervo ciático esta na coxa. Se for lesionado deixa a pessoa quebrada, mancando, . Jacó ficou marcado por "estar" um engandor, um suplantador, um mentiroso. Teve seu nervo ciático lesionado por sua falta de caráter. Recobrou a sua dignidade depois, porque era herdeiro das bençãos de Abraão e recebeu um novo nome para seu novo status: Israel = príncipe guerreiro de Deus. Mas recebeu correção pela sua infidelidade anterior.
ResponderExcluirEncontrei esse site hoje,estou facinado, para um estudante de teologia como eu,é ouro digital. Que Deus te abençoe.
ResponderExcluirEm hebraico os pronomes possessivos são ligados aos radicais das palavras como sufixos. Então em Gênesis 24.2,
ResponderExcluirestá o radical yod, resh, kaf finalizado por yod descrevendo: "Minha coxa". Em Gênesis 32:32 permanecem as letras yod, resh só que com kaf na sua forma final (por isso você sentiu a diferença) traduzindo
"coxa de Jacó". Um abraço.
Conteúdo maravilhoso, para mim foi muito importante.
ResponderExcluirA satisfação q D`us tem de entregar os seus conhecimentos !
ResponderExcluirAlguns hoje usam esses conhecimentos como seus "qual lei vc será enquadrada? A mesma que é referenciado por vc?"
Tenho lhe acompanhado, e tenho aprendido muito com os seus posts. Estou Pr na Comunidade Pentecostal da Paz(CPPAZ) EM Manaus. Parabéns. Sou estudande de Hebraico e grego, falo o inglês, francês, espanhol e alemão. Shalom
ResponderExcluirSeja bem vindo Pr. Elias!
Excluiroi gostaria de saber se a palavra hebraica para coxa, mostrada no estudo acima é a mesma de Jz. 3.16; 3.21, onde diz que Eude guardou a espada que usou para matar Eglom rei dos moabitas por baixo das suas vestes à sua coxa direita. desde de já obrigado e parabens pelo blog. que Deus continue te usando assim dessa forma tremenda.
ResponderExcluirQuerido Anônimo, a palavra "ierech", coxa, no texto hebraico é a mesma do estudo acima e só aparece no versículo 16 de Juízes 3.
ExcluirObrigada pela visita.
obrigado pelo esclarecimento. vcs estão de parabens que dera tivesemos mais cristãos com o amor e dedicação que vc apresentam pela Palavra, que Deus lhes galardoe....
ExcluirComo nosso povo que tem gosto e aptidão em estudar as sagradas escrituras seria enriquecido se nós líderes e pastores tivesse um pouco mais de conhecimento dessa tão importante língua usada no antigo testamento! . Nossas igrejas são carentes de um conhecimento mais profundo da palavra de Deus.
ResponderExcluirAgradecemos o comentário Elson. Seja bem vindo!
ExcluirEu diria mais, quem dera se conhecessem na língua portuguesa, que já é difícil de buscarem, imagina na hebraica...
ExcluirParabenssss
ResponderExcluirGostei muito de blog, como pastor fico muito grato ao meu Deus por me conceder a graça de conhecer ferramentas que possam enriquecer o meu conhecimento e explanação do seu Reino na terra. Fico feliz por haver além de pastores, mestres como diz a Santa Palavra de Deus. (Pr. Amarildo)
ResponderExcluirOi irmãos a Paz do senhor ,essa madrugada uma coisa ficou me encomodano e cheguei ate sair da cama pulando ...sabe me explicar isso vaso de Deus.
ResponderExcluiramei esse blog.Gostaria que a sra me falasse como era o casamento criado por Deus. E se é pecado morar juntos sem caear e por que chamam de adultério.
ResponderExcluiresse blog está de parabens,gostaria de saber a respeito do juramento que foi feito entre Abraão e Isaque a respeito do casamento. Então é pecado morar juntos sem casar no cartório.Então duas pessoas que casam no cartório estão debaixo da benção por está mais legal do que um homem e uma mulher que moram juntos? Pergunto a autora do blog muito sábias palavras.Tenho outras dúvidas
ResponderExcluirNo mundo antigo os casamentos eram regulamentados ao redor do que os noivos iriam herdar e de como iriam distribuir os bens conseguidos durante o casamento ao primogênito e outros filhos. O casamento por lei, protegia a frágil situação de uma mulher naquela sociedade, pois como ela não tinha direito à herança, tinha que casar e ter filhos preferencialmente homens para protegê-la no futuro. Um casamento eficiente no mundo antigo tinha que gerar herdeiros para que as terras ficassem dentro das próprias famílias. O desespero de uma mulher estéril era ficar viúva e idosa,pois só contaria com a ajuda do Estado e de pessoas boas para sobreviver. Concubinas e servas também não tinham garantia de amparo e sustento pela sociedade e muitas se tornavam prostitutas, pois era isso ou morrer de fome! Já nos dias de hoje, não considero adultério duas pessoas morarem juntas numa relação estável, se nenhuma das duas for casada. O problema é que iniciar ao uma relação assim, sem compromissos legais, há grandes riscos de haver um desgaste físico e emocional pela fragilidade do casal nas crises corriqueiras. Para a maioria dos homens e algumas mulheres é muito prático uma relação assim. Mas veja só um exemplo, se você quiser passar para um concurso público concorrido, precisará talvez de se preparar por anos. Não sabemos o futuro, portanto deveríamos investir tempo e planejamento antes de cair numa relação, para não torná-la tão frágil e nos quebrar emocionalmente. Portanto, o casamento legal vai exigir tempo, planejamento, preparo mental não somente da parte dos noivos, mas também da parte da família, pois o melhor seria a princípio, casarmos com a família inteira. Pois bem, já vi muitas uniões estáveis de morar junto darem certo, e já vi muitos casamentos bem planejados, com namoro, noivado darem errado. Mesmo assim, ainda sou a favor do casamento legal.
ExcluirJudeus comem a Cartilagem das articulações (como a de Frango por exemplo)? Isso me tiraria uma baita dúvida.
ResponderExcluirMui bom mesmo! Parabéns aos idealizadores deste lindo trabalho...
ResponderExcluirGostaria que me esclarecessem sobre os gigantes de Genesis 6 por favor...
Um forte abraço...
A resposta está em "Os filhos de D'us eram anjos?"http://telahebraica.blogspot.com.br/2011/03/os-filhos-de-dus-em-genesis-62-eram.html
ExcluirMuito bom esse blog.
ResponderExcluirDeus continue abençando mas e mas.
Shalom.
Muito bom esse blog.
ResponderExcluirDeus continue abençando mas e mas.
Shalom.
Shalom !
ResponderExcluirGostaria de dar parabéns ao criadores do blog...e aos demais comentaristas; acabei de visualizar, e vi muitas verdades da qual muitos precisariam conhecer. Deus seja louvado. Pr André
Shalom!
ResponderExcluirGostaria de agradecer aos amados que criaram o blog, acabei de conhecer, e já me ajudou muito em relação algumas dúvidas.
E gostaria de saber a palavra original no hebraico ( Pisom ) e sigficado!?
Por favor !
Descobri a Tela Hebraica a poucos dias e confesso que estou maravilhado com as informações de alto nível apresentadas. Parabéns! Continuarei acessando!
ResponderExcluirSejam bem vindos!
ExcluirPoxa gosteimuito como posso me inscreverpara entrarno grupo
ResponderExcluirOBEDIÊNCIA !
ResponderExcluirEm Genisis 24.2; 47.29-31 fala sobre o assunto. Significava submissão, obediência irrestrita. Pro isso, Deus tocou a coxa de Jacó ( Gn 32.24-32 ). Dali pra frente, Jacó tornou-se outro.
Fonte(s):
Biblia
40030733 · 7 anos atrás
1 Aprovado 0 Reprovado Comentário
Classificação do autor da pergunta 5 de 5
Denunciar abuso
Derradeiro
Era um gesto de confiança, utilizado como uma forma de juramento inquebravel, daquela época
Olá Anndreza, gostaríamos que você participasse do site sem "copie e cole"!
ExcluirSeja bem vinda.
OBEDIÊNCIA !
ResponderExcluirEm Genisis 24.2; 47.29-31 fala sobre o assunto. Significava submissão, obediência irrestrita. Pro isso, Deus tocou a coxa de Jacó ( Gn 32.24-32 ). Dali pra frente, Jacó tornou-se outro.
Fonte(s):
Biblia
40030733 · 7 anos atrás
1 Aprovado 0 Reprovado Comentário
Classificação do autor da pergunta 5 de 5
Denunciar abuso
Derradeiro
Era um gesto de confiança, utilizado como uma forma de juramento inquebravel, daquela época
Segundo um famoso escritor eclesiástico do sec IV-V - Teodoreto de Ciro-, tal afirmação equivaleria a jurar pela circuncisão, sinal da aliança com Deus (Cf. Inter. 74, PG 80, 183)
ResponderExcluirSimplesmente incrível,eu gostei muito desse site ,e aí vai uma das minhas dúvidas:por que na Bíblia o lado direito é tão importante e é muito falado?já tentei achar a resposta em pesquisas na internet mas nada realmente convincente e que seja de fato bíblico,Deus os abençoe grandemente.
ResponderExcluirOlá Jadna, leia por favor o artigo https://telahebraica.blogspot.com.br/p/isaias-4110-analise-de-texto-hebraico.html sobre Isaías 41.10, um artigo no item "Páginas". Gratos e sejam bem vinda!
Excluirsimplesmente excelente este blog DEUS nos abençõe
ResponderExcluirA paz do senhor jesus a todos,
ResponderExcluirProfessora Glaucia lamento em não ter conhecido antes este blog, parabén por sua dedicação ao ensino.
Em busca do estudo de Judá fui percorrer novemte a descendência, me deparei em gênesis 24-2, "Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa," tantas vezes lia, mas, hoje me despertou
fui verificar. Brilhante a explicação.
Pastpr Affonso, o sr. me fez rolar de rir sozinha aqui estudando. Jesus continue abençoando essa forma autentica e leve de honrar o nome de Jesus. Verdadeiramente Ele foi tudo para dar voz para as mulheres, e livrar os homens de tais situações.
Um grande abraço a todos que pasam por aqui.
Bom ensino.
professora Glaucia você é uma Benção.
Amei todo ensino
ResponderExcluirfiquei maravilhada com essa fonte de conhecimento, tenho sede, muita sede. quero saber como fazer parte dos que bebem dessa fonte, por favor podem me ajudar?
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirPoxa eu achei maravilhosa a explicação. Sensacional Deus é tremendo em toda a sua glória
ResponderExcluirEncontrei este blog enquanto procurava o Salmo 133 em hebraico! Como fiquei feliz! Deus abençoe a quem teve tão límpida decisão. Abraços!
ResponderExcluirFantástico este blog. Farei uso constante. Deus continue capacitando!
ResponderExcluirPr João Alexandre
Ministério Sal e LUz
Varjão-Df
parabéns , pelo site acessei pelo google em busca da referida questão do juramento da "coxa" pois eu tambem assisti o video e fiquei espantado com a informação ,apessar de checar no lexico heraico fiuei curioso quanto á quiestão cultural...paraben pelo site .
ResponderExcluirLegal isto gostei tambem , então quer dizer que o anjo tocou na coxa de Jacó , mas porque o maxucou .
ResponderExcluirA paz do Senhor
ResponderExcluirMuito obrigado pelo o conteúdo muito bom ...
Salmos - 37.18: O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.