Existem diversas maneiras e situações em que D'us tenta se comunicar com o homem.
É claro que a condição essencial para conseguir ouvir os intentos Dele é ser Seu servo, como diz em Amós 3.7:
"Certamente, o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas."
כִּי לֹא יַעֲשֶׂה אֲדֹנָי יְהוִה, דָּבָר, כִּי אִם-גָּלָה סוֹדוֹ אֶל-עֲבָדָיו הַנְּבִיאִים.
A promessa acima, se inserida no contexto histórico, pertencerá somente aos profetas de Israel que tentavam avisar ao povo incrédulo das consequências de seus pecados. É assim que funciona. Quando se tem o coração endurecido, D'us fala através de servos. Quando se é servo, Ele pode falar pessoalmente.
Eliú destaca um lugar interessante onde D'us fala aos homens. Ele alerta que não é somente no Templo Sagrado, no monte de Jerusalém, ou diante do Altar de sacrifícios que Jó ouvirá a D'us, mas também na sua própria cama.
Jó 33:13-20
"Porque contendes com Ele, afirmando que não te dás conta de nenhum de seus atos?
Pelo contrário, D'us fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso."
Primeiro modo: durante a madrugada
"Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução.
Para apartar o homem de seu desígnio e livrá-lo da soberba, para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada." Jó 33.15-18
Segundo modo: na doença
"Também no seu leito é castigado com dores, com incessante contenda nos seus ossos, de modo que a sua vida abomina o pão, e a sua alma a comida apetecível." Jó 33.19-20
Reparem que no primeiro modo o servo pode estar acordado ou não. Se estiver dormindo, D'us pode falar através de sonhos ou visões. Se estiver alerta, com a sua alma inserida no mundo espiritual, sem as vozes do mundo, pode ouvir a sua instrução pessoalmente.
No segundo modo, a fragilidade do corpo provocada pela doença obriga a abertura de canais de contato da alma com o mundo espiritual. O cessar das atividades corriqueiras impõe a condição essencial para ouvir a voz divina e compreender a Sua Palavra.
Percebe-se também que em suas tentativas de falar ao homem de madrugada, nem sempre D'us consegue ser ouvido:
"Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes..." Jeremias 7.13
Muitos sonhos são gritos de nossas almas que costumamos conter. Outros, são a essência divina querendo nos instruir. De qualquer forma, para quem deseja ouvir vale a sugestão de Provérbios 8:17:
"Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão."
Prof.ª Gláucia Vilela