terça-feira, 6 de julho de 2010

O juramento "coloca a mão sob a minha coxa" e o Nervo Ciático de Jacó

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, tendo o diâmetro aproximado de um dedo.
O versículo em questão (Gênesis 24.2):
וַיָּשֶׂם הָעֶבֶד אֶת-יָדוֹ תַּחַת יֶרֶךְ אַבְרָהָם אֲדֹנָיו
"E seu servo colocou a mão sob a coxa ( ierer') de Abraão (seu) senhor."

A palavra coxa יֶרֶךְ
também traduzida para extremo, extremidade ou parte posterior. É o mesmo radical usado em Gênesis 32.33 quando Jacó, lutando com um anjo, teve o nervo de sua coxa (ierer') deslocado.
No caso desse último, o nervo deslocado ("guid ha-nashe") trata-se do ciático, o maior da extremidade inferior, descendo pela parte anterior da perna.


O Nervo Ciático se origina nas regiões lombares (4ª e 5ª Vértebra Lombar) e sacral da medula espinhal. Fornece inervação motora e sensitiva para a extremidade inferior.
A ciática é uma dor na perna devido a irritação do nervo ciático. Essa dor geralmente sente-se desde a parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, e pode se estender até os quadris e os pés.
No mundo o antigo esse nervo já era bem conhecido pela sua importância e localização na anatomia humana, tanto que se fazia juramentos por ele. Se lesionado, o homem teria dificuldades de trabalhar, produzir e até ter relações sexuais dependendo da intensidade da dor.

Após o deslocamento de seu nervo ciático na luta contra um anjo em Gênesis 32.33, Jacó teve alguns incômodos:

Sintomas da Dor no Nervo Ciático:
A dor no nervo ciático geralmente afeta um lado do corpo. A dor pode ser sutil, aguda, como uma queimação ou acompanhada por choques intermitentes de dor aguda, começando nas nádegas e se prolongando para baixo por trás ou pelo lado da coxa e/ou perna. A dor no nervo ciático se estende até abaixo do joelho e pode ser sentida nos pés. Algumas vezes, os sintomas incluem formigamentos, dormências , parestesias (baixa sensibilidade) dificuldades de movimentação. Sentar ou tentar se levantar pode ser doloroso e difícil. Tossir e espirrar pode intensificar a dor.

Colocar a mão sob a coxa era uma forma usada para juramento (ver também em Gênesis 47.29, onde Jacó, velho e perto de morrer, pede para José fazê-lo). De acordo com o idioma bíblico as crianças saíam da "coxa" do pai ( Gênesis 46:26 "que emanaram da sua coxa"; Êxodo 1.5 ("almas que emanaram da coxa de Jacó "; Juízes 8:30) daí o termo "coxa" seria um eufemismo para o órgão procriador. Portanto, quem fazia o juramento teria que colocar a mão na virilha ou nas regiões próximas aos genitais do homem com quem ele fazia aliança.

Em algumas circunstâncias a virilidade do homem também era colocada em questão nesse juramento, por esta ser muito considerada no mundo antigo. Homens com muitos filhos eram considerados viris e em alguns casos isso era até mais importante que ter riquezas.

Pela questão cultural, as mulheres estéreis ficavam apavoradas por não poder provar a virilidade de seus maridos, tanto que foi um alívio para Sara quando Abraão teve um filho da escrava egípcia Hagar.

Entretanto esse juramento não tinha apenas conotação sexual, pois a passagem do nervo ciático nessa região e uma provável lesão nele poderia impedir de um homem trabalhar ou andar, o que era também uma grande maldição no mundo antigo.

Assim, a região da"coxa" de acordo com a tradição talmúdica, passou a ser o sinal sagrado da aliança, e o servo tinha que colocar a sua mão próximo a ela assim como em tempos posteriores uma promessa seria feita sobre um rolo de Torá (Shevuot38b; Targum Yonatan;Rashi).

Antes que a parte traseira de um animal possa ser comida, este nervo com todas as suas ramificações, era cuidadosamente removido (Gênesis 32.33). Uma vez que isso é muito difícil de fazer, os traseiros do gado não são usualmente consumidos pelos judeus.

Na luta contra o Anjo de D'us, com o seu nervo lesionado Jacó pode na verdade ter recebido uma benção por causa das referências na Torah do número de "almas que emanaram de sua coxa",
(Gênesis 46.26 e Êxodo 1.5).


Bibliografia:
http://www.vertebrata.com.br/nov_17.php

A Torá Viva; anotado por Rabino Aryeh Kaplan; Ed. Maayanot, 2ª ed.,2003.

Dicionário Português Hebraico e Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - ed. Sêfer

43 comentários:

  1. Interessante e muito conclusivo as informações citadas no texto

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde
    .
    Assisti a um vídeo em que o Teólogo admite antigamente os Judeus lavavam a mão antes de urinar, pois acreditavam que o orgão sexual é sagrado
    .
    E por esta razão que o servo de Abraão coloca a 'mão na coxa' de Abrão como forma de juramento.
    .
    Mas que na realidade se refere a 'colocar a mão nos testículos de Abraão' algo sagrado como forma de juramento
    .
    Isso procede?
    .
    Confesso que fiquei estarrecido
    .
    Seu blog é maravilhoso, yevarechecha Adonai veyishmerecha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO PASTOR AFONSO... QUE A PAZ DO ETERNO LHE CUBRA DIARIAMENTE, GOSTARIA DE SABER SOBRE O REFERIDO VIDEO, ME INTERESSOU... A PAZ!

      Excluir
    2. Também ficamos no aguardo quanto a esse vídeo.
      Tela Hebraica

      Excluir
  3. Sim, Pastor Afonso, a informação sobre colocar as mãos nos testículos de Abraão nesse juramento procede, pelas razões destacadas neste post. Leia também o post sobre a Linguagem do Mundo Antigo.
    Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  4. Muito agradecido pela informação tão preciosa. Ainda bem que esta tradição ficou no passado....Obrigado Jesus pela Nova Aliança

    ResponderExcluir
  5. Sim, Pastor Afonso, hoje, no Brasil, essa tradição pegaria mal...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Profª Glaucia. Gostei muito do seu blog.
    Deus te abençoe !
    Flávio Bergamini

    ResponderExcluir
  7. OLa boa tarde conheci hoje este site e gostei muito bom seria se encontarssemos conteudos como esse todos os dias, mais infelizmente sao raros parbens fiquem com Deus......

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita presbítero, e seja sempre
    vindo.Paz!

    ResponderExcluir
  9. A nova aliança não exclui a velha, a nova só existe por causa da velha, tenho dois filhos e não desfiz a aliança que tenho com o mais velho por causa da aliança que fiz com o mais novo. D´us é o mesmo ontem, hoje e sempre, se era para cancelar alguma coisa Ele nem se daria ao trabalho de fazer essa tal coisa, faria logo a nova. Será que me fiz entender?

    ResponderExcluir
  10. Sim Anônimo, eu entendi. A Nova Aliança confirma a Velha Aliança, e esta considero como uma Preparação, um Anúncio, um Chamado, uma Figura e um reforço de significado à aquela.
    Mazal Tov!

    ResponderExcluir
  11. Olá Gostaria de saber qual é o segredo da coxa de abraão . poderia me dizer?

    A proposito o seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo,
    A coxa de Abraão não tinha segredo. O que ocorria é que no mundo antigo se levava muito a sério o juramento, entre homens, feito com a mão sobre ou próximo às partes íntimas.
    Era quase um contrato autenticado em cartório nos dias de hoje.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. ola td bem eu amei .este blog ........... tehna um otimoo final de semana

    ResponderExcluir
  14. Encontrei hoje seu blog... que maravilhosa fonte de conhecimento. Obrigada! Vc é uma pessoa abençoada por Deus, que Ele te capacite cada vez mais. Felicidades nos seus estudos que estão agora me auxiliando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá boa tarde, gostei muito do seu blog, pois estava estudando a Biblia em Gênesis 24, e fiquei curioso porque colocar a mão debaixo da coxa, para fazer juramento. Encontrei seu blog, e achei maravilhoso, tirou minha duvida! Deus abençoe a sua vida

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por tirar minha duvida sou cristã há 57 anos e nunca tinha ouvido ou lido algo do tipo abrigado Deus te abençoue Iracy e neto Silvio jr

    ResponderExcluir
  17. A PAZ GLÁUCIA GOSTARIA DE SABER:DE TRIBO NAZARÉ FAZ PARTE. OBG

    ResponderExcluir
  18. Glaucia,

    Gostaria de externar a gratificação por encontrar tão belo Blog de um pessoa que como eu, ama as Santas Escrituras em seus mínimos detalhes, que também está sempre disposta a ir na mais profunda pesquisa contextual cultura-histórica para melhor compreender o real sentido de uma passagem, frase, ou até mesmo de uma simples palavra.
    Não sou professor, não possuo graduação na área mas tento me esmerar a cada dia no entendimento das Santas Escrituras não apenas para um conhecimento acadêmico ou catedrático que tem sua importância mas também para entender e gerar uma ortopraxia a partir deste entendimento do manual de vida nos dado pelo Criador.
    Parabenizo-lhe por sua disposição e desprendimento em manter tão belo Blog e espero brevemente ser brindado com novos artigos e tão ricos comentários de sua autoria.

    Se puder visitar o meu humilde Blog, ficaria grato, não se indigne com tantos erros de português, e coordenações desastradas, espero ter tempo para fazer revisões e deixá-lo mais agradável a leitores de várias categorias desde de o mais humilde leitor ao mais exigente crítico construtivo é claro.

    Fique na Shalom que emana do Mashiach de Israel.

    ResponderExcluir
  19. Pelo que eu sei, devia-se jurar pondo a mao na genitalia porque foi la onde houve a circuncisao, A alianca entre o povo de Deus e seu Deus... Jurar, segurando o " local" circuncidado, ele estaria jurando pela aliança que tinha com Deus... Acredito ser esse o motivo... Talvez por receio de escandAlizacao, as traducoes da biblia nao dao a entender de partida q o juramento erA feito dA maneira q eu explanei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Mas não se esqueça que no texto bíblico a palavra usada é "'ierer", coxa!
      Gratos pela visita.

      Excluir
  20. excelente fonte de pesquisas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Ola a paz !
    Ola amada. Irmã Gláucia gostei muito do seu blog é maravilhoso quem dera que todos tivessem a acesso a internet porem peço a sua autorização para a divulgação que Javé abencoe em tudo

    ResponderExcluir
  22. A paz Gláucia quero te fazer uma pergunta o salmo 24 esta relacionado com o salmos 15 ele é muito parecido pelo fato de sua linguagem ou foram escrito pelo mesmo escritor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois Salmos foram escritos pelo mesmo autor, David. Os dois revelam a intenção de David em construir o Templo, não autorizada por D'us.

      Excluir
  23. Olá André!
    Você poderá divulgar o link do site!
    Um grande abraço e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Fiquei muito feliz de encontrar esse blog que muito nos ajuda no conhecimento de Deus, o Criador de todas as coisas.
    Grata,
    Na fé

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Gostei muito do Blog, por ser de grande importância para quem quer saber por fontes fidedignas a respeito da Bíblia, pois há várias interpretações. Ainda bem que existem pessoas com interesse na pesquisa nos trazendo à tona um tesouro sem preço.

    Grata,
    Lourdes

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde e a Paz Glaucia,

    intão eu posso afirmar que quando jacó sai ferido na coxa na verdade é um sinal de que Deus realmente mudará seu nome de Jacó para Israel?

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma marca eterna para um grande lutador e para um Povo inteiro.

      Excluir
  27. Glaucia me tira uma duvida ,
    salmos são versos ou versiculos?

    ResponderExcluir
  28. Como Salmos são composições poéticas, isto é, são formados por certas cadências ligadas a regras fixas, rimas e métricas, podemos chamar de versos. Esses cânticos em poesias eram uma forma didática de ensinar a Torah e a Lei Divina pela memorização. Infelizmente as traduções não permitem observar essas métricas e rimas de Salmos e outros textos poéticos da Palavra.
    Como o estilo poético não fica bem definido nas traduções de Salmos, não fica errado chamar também de versículos, pois são pequenos parágrafos numerados de ensino da Bíblia.
    Conclusão: para mim tanto faz!!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Encontrei este blog hoje...simplesmente fantástico.
    Poucos são os que realmente publicam materiais sérios como estes que tenho encontrado aqui.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Glaucia seu blog é muito rico em respostas obrigado

    ResponderExcluir
  31. esse ano de 2014 vai haver resposta nesse blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaasiel,
      Todo trabalho da equipe Tela Hebraica é voluntário e direcionado ao estudo de textos originais bíblicos no hebraico. Isso exige tempo e dedicação. Pelo volume de perguntas que recebemos, infelizmente só poderemos responder às mais pertinentes.
      Gratos.

      Excluir