Me'kimi quer dizer "Levanta" e a letra da música de Yoseph Karduner, intercala os versículos 5 a 8 de Salmos 113 neste vídeo. Obs.: onde estiver ch, leia som de rr.
Segue a letra para acompanhá-la:
V.7 מְקִימִי
Me'kimi (Levanta)
מֵעָפָר דָּל
Me'afar dal (do pó e da pobreza)
מֵאַשְׁפֹּת
Me'ashpot (entre lixos)
יָרִים אֶבְיוֹן.
iarim 'evion (levantará o pobre)
v.8 לְהוֹשִׁיבִי
Le'choshiv (Para sentar)
עִם-נְדִיבִים
im ne'divim (com os nobres, generosos)
עִם נְדִיבֵי עַמּוֹ
im ne'divei 'amo (com nobres do povo)
v.5
מִי כַּיהוָה אֱלֹהֵינוּ
Mi ki HaShem (YHWH) Elokeinu? (Quem é como YHWH, Nosso D'us?)
הַמַּגְבִּיהִי לָשָׁבֶת
hamag'vichi lashevet (Sentado no trono)
v.6 הַמַּשְׁפִּילִי
Hamashipili (O meu árbitro)
לִרְאוֹת
lir'ot (de visão)
בַּשָּׁמַיִם וּבָאָרֶץ
Bashamaim uba'aretz (da terra e dos céus)
V.7 מְקִימִי
Me'kimi (levanta)
מֵעָפָר דָּל
Me'afar dal (do pó e da pobreza)
מֵאַשְׁפֹּת
Me'ashpot (de lixos)
יָרִים אֶבְיוֹן.
iarim 'evion (levantará o pobre)
v.8 לְהוֹשִׁיבִי
Le'choshiv (Para sentar)
עִם-נְדִיבִים
im ne'divim (com os nobres, generosos)
עִם נְדִיבֵי עַמּוֹ
im ne'divei 'amo (com nobres do povo)
v.5 מִי כַּיהוָה אֱלֹהֵינוּ
Mi ki HaShem (YHWH)Elokeinu? (Quem é como YHWH, Nosso D'us?)
הַמַּגְבִּיהִי לָשָׁבֶת
hamag'vichi lashevet (Sentado no trono)
v.6 הַמַּשְׁפִּילִי
Hamashipili (O meu árbitro)
לִרְאוֹת (de visão)
lir'ot
בַּשָּׁמַיִם וּבָאָרֶץ
Bashamaim uba'aretz (da terra e dos céus)
V.7 מְקִימִי (levanta)
Me'kimi
מֵעָפָר דָּל (do pó e da pobreza)
Me'afar dal
מֵאַשְׁפֹּת (de lixos)
Me'ashpot
יָרִים אֶבְיוֹן. (levantará o pobre)
iarim 'evion
v.8 לְהוֹשִׁיבִי (Para sentar)
Le'choshiv
עִם-נְדִיבִים (com os nobres, generosos)
im ne'divim
עִם נְדִיבֵי עַמּוֹ (com nobres do povo)
im ne'divei 'amo
Estudo do texto hebraico:
Os Salmos de 113 a 118 pertencem a um grupo de canções chamadas pela literatura rabínica de HALEL (louvor), pelo uso repetido da palavra "Aleluia" (Louvai ao Senhor). Estes são chamados também de Halel Egípcio pela referência em Salmos 114.1, pois Salmos 136 é usado como o Grande Halel.
O Halel Egípcio descreve eventos essenciais da fé judaica, milagres como o êxodo do Egito, a abertura do mar, a revelação do Monte Sinai, a ressurreição dos mortos e a vinda do Messias.
O Halel é recitado inteiro dentro da liturgia de festas como Sucot, Shemini Atzeret, Chanuká, no primeiro dia de Pessach e no Shavuot. Nos dias restantes de Pessach, são citados apenas alguns trechos (meio Halel).
Ouça o Salmo inteiro em hebraico:
Análise do texto hebraico
v.1 הַלְלוּ-יָהּ Aleluia!
הַלְלוּ עַבְדֵי יְהוָה Ale'lu 'avdei Adonai (YHWH)
Louvem os servos de YHWH
הַלְלוּ, אֶת-שֵׁם יְהוָה.Ale'lu 'et Shem Adonai (YHWH)
Louvem o Nome de YHWH
v.2 יְהִי שֵׁם יְהוָה מְבֹרָךְ מֵעַתָּה Ie'chi Shem Adonai (YHWH) me'vorach me'a'tah
Seja o Nome de YHWH abençoado desde agora
וְעַד-עוֹלָם Ve'ad 'olam
para sempre
v.3 מִמִּזְרַח-שֶׁמֶשׁ עַד-מְבוֹאוֹ Mimize'rach shemesh 'ad m'vo'o
Desde o nascer do sol (desde o oriente, o leste) até a sua chegada
מְהֻלָּל, שֵׁם יְהוָה Me'chulal Shem Adonai (YHWH)
Louvado o Nome de YHWH
v.4 רָם עַל-כָּל-גּוֹיִם יְהוָה Ram 'al col goim Adonai (YHWH)
Elevado (alto, superior) sobre todas as nações é YHWH
עַל הַשָּׁמַיִם כְּבוֹדוֹ 'al hashamaim ke'vodo
Acima dos céus está Sua Glória
v.5 מִי כַּיהוָה אֱלֹהֵינוּ Mi ki Adonai (YHWH)Elokeinu?
Quem é como IHWH Nosso D'us?
הַמַּגְבִּיהִי לָשָׁבֶת hamag'vichi lashevet
Exaltado (Elevado) no Seu trono, ou Entronizado no Alto
v.6 הַמַּשְׁפִּילִי לִרְאוֹת Hamashipili lir'ot
O meu árbitro de visão ( de parecer )
בַּשָּׁמַיִם וּבָאָרֶץ Bashamaim uba'aretz
entre os céus e a terra
v.7מְקִימִי Me'kimi
Levanta!
מֵעָפָר דָּל Me'afar dal
do pó e da pobreza
מֵאַשְׁפֹּת יָרִים אֶבְיוֹן Me'ashpot iarim 'evion
de lixos levantará o pobre
v.8 לְהוֹשִׁיבִי עִם-נְדִיבִים Le'choshiv im ne'divim
Para sentar com os nobres e generosos
עִם נְדִיבֵי עַמּוֹ im ne'divei 'amo
com nobres do povo
v.9 מוֹשִׁיבִי Moshivi
minha morada (meu domicílio, minha sede, meu assento)
'akeret habait
A dona de casa ( transforma)
אֵם-הַבָּנִים שְׂמֵחָה Em habanim se'mechah
em feliz mãe de filhos
הַלְלוּ-יָהּ Aleluia!
Comentário sobre o texto:
É surpreendente a finalização de Salmos 113 com a menção sobre a alegria da maternidade. O texto ressalta também que toda gestação é um milagre divino. As mulheres estéreis sofriam mais antigamente do que hoje. Esterilidade significava pobreza e desamparo na velhice. Por causas das leis do mundo antigo, as mulheres sem filhos não podiam receber a herança de seu marido. Algumas, quando ficavam viúvas, se tornavam prostitutas para sobreviver ( eram as "prostitutas sagradas", elas escondiam os rostos com véus para realizar a sua atividade Gênesis 38). Enfim, não ter filhos era considerado uma grande maldição por causa do abandono que isso acarretava. No caso de Abigail (ISamuel 25.39-42) David livrou-a desse triste fim casando-se com ela. Ela gerou um filho e pode pela lei herdar os bens de Nabal.
O desespero de Ana (I Samuel 1.2) era que quando Elcana morresse, ela seria descartada da herança pelos filhos de sua rival Penina. Se não tivesse tido Samuel o seu destino era a miséria.
Assim descobrimos que o salmista no texto 113 se põe na triste condição de abandono e pobreza que mulher sem filhos era submetida na época. Era como se dormisse no meio lixo.
1.A Torá Viva - O Pentateuco e as Haftarot - Anotado por Rabino Aryeh Kaplan- Editora Maayanot;
2.Tehilim - Salmos Tradutores: Adolph Wasserman & Chaim Szwertszarf; McKlausen Editora; RJ.
2.Tehilim - Salmos Tradutores: Adolph Wasserman & Chaim Szwertszarf; McKlausen Editora; RJ.
3.Dicionário Português Hebraico e Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - ed. Sêfer
4.Dicionário Hebraico-Português&Aramaico-Português, Sinodal Vozes, 4ª edição, 1994.
Muito bom! B'H
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