quinta-feira, 10 de março de 2011

Os filhos de Deus em Gênesis 6.2 eram anjos?




Detalhe de quadro do pintor renascentista italiano Tintoretto mostra o assassinato de Abel


No texto de Gênesis 1.27:
וַיִּבְרָא אֱלֹהִים
"E criou D'us (El'him)
אֶת-הָאָדָם בְּצַלְמוֹ
"o homem à sua Imagem"
בְּצֶלֶם אֱלֹהִים בָּרָא אֹתוֹ
"na imagem de El'him o criou"

O homem foi criado à imagem (forma) de El'him, o mesmo nome usado em Gênesis 6.2:
וַיִּרְאוּ בְנֵי-הָאֱלֹהִים
"E viram os filhos de El'him"
אֶת-בְּנוֹת הָאָדָם
"as filhas do homem..."
כִּי טֹבֹת הֵנָּה
"que eram boas* aqui." (a palavra "aqui" , denota "aqui na terra", pois elas eram banidas)* "boas" de
טֹבֹ ת "tovot"
וַיִּקְחוּ לָהֶם נָשִׁים
"e tomaram para eles mulheres"
מִכֹּל אֲשֶׁר בָּחָרוּ
"de todas que escolheram"

O nome de D'us citado em Gênesis 6.3 foi o tetragrama YHWH:
וַיֹּאמֶר יְהוָה
"E disse YHWH"
לֹא-יָדוֹן רוּחִי בָאָדָם לְעֹלָם
"Não julgará o meu espírito o homem para sempre."
("Não será o meu Espírito Senhor do homem para sempre")

בְּשַׁגַּם הוּא בָשָׂר
"(Nele também), ele é carne.

Onde בָשָׂר (carne) pode ser traduzido como corpo, pele, ou como eufemismo para genitais.


Após Caim matar o seu irmão Abel, ele "foi banido da terra" (Gênesis 4.12)," lançado para fora da face da terra" (Gênesis 4.14), e "então saiu Caim da presença do Senhor(YHWH)".
וַיֵּצֵא קַיִן מִלִּפְנֵי יְהוָה

O objetivo foi afastá-lo da convivência com os descendentes de Sete, que herdou a semelhança e forma de Adão, que herdou a semelhança e forma de El'him. (Gênesis 5.2-3) .No tempo de Sete e de seu filho Enosh, essa linhagem passou a "chamar em nome de D'us (YHWH)" Gênesis 4.26
אָז הוּחַל לִקְרֹא בְּשֵׁם יְהוָה

Sentiram a diferença?
Caim saiu totalmente da presença de D'us e a descendência de Sete pode clamar pelo Nome Dele.

A Torah não fala se Caim também herdou a semelhança e forma de Adão, caso positivo, a "marca", ou "sinal" dado em Gênesis 4.15 faria diferença pelo menos na forma.

Que marca* é essa?
O nome "Caim" vem da palavra hebraica "kaná", que quer dizer ganhar. Na inversão das letras hebraicas de "kaná' observamos a palavra "anak", que quer dizer gigante, enorme. O texto bíblico é rico de mensagens produzidas por palavras com consoantes invertidas. Por isso,
compartilho a teoria de que Caim após o seu pecado, passou a ter um tamanho maior - afastando qualquer que um que tentasse matá-lo. A sua existência banida passou a ser motivo de medo. Por anos (talvez centenas de anos) viveu isolado, até que com as multiplicação dos filhos e filhas de Adão e Eva, ele conseguiu engravidar uma mulher da linhagem de Sete, propagando o gene do gigantismo e formando a raça de anaquins (enaquins). Todo gigante passou culturalmente a ser considerado "nefilim" ou "caído" por ter herdado o sangue de Caim.
*existem teorias também de que a marca foi a mudança da cor de sua pele, ou uma mancha.

Os filhos de Caim, casaram-se entre eles, formando a geração dos "filhos do homem."
A descendência de Sete tinha ainda um acesso especial à presença de D'us - apesar do pecado de Adão- como os filhos de El'him em Jó 1.6.Uns foram notáveis como Enoque (Gênesis 5.24).

Os nefilins são descendentes dos anaquins (Números 13.33).

Agora vamos fazer a leitura de Gênesis 6.4:


הַנְּפִלִים הָיוּ בָאָרֶץ "Os caídos (nefilim) viviam na terra" (esta é a descendência de Caim que foi crescendo isolada - Gênesis 4.17-24)
בַּיָּמִים הָהֵם "Naqueles dias...
, וְגַם אַחֲרֵי-כֵן אֲשֶׁר "...e também depois que..."
יָבֹאוּ בְּנֵי הָאֱלֹהִים "...vieram os filhos de El'him..."
אֶל-בְּנוֹת הָאָדָם "...para as filhas do homem."
וְיָלְדוּ לָהֶם "e geraram para eles "
הֵמָּה הַגִּבֹּרִים אֲשֶׁר מֵעוֹלָם "Eles* eram os fortalecidos (os vencedores, os aumentados,os heróis) que havia na humanidade"
*"eles" se refere aos filhos gerados por esses casamentos.
אַנְשֵׁי הַשֵּׁם "homens de nome".
No mundo antigo, "homens de nome", eram considerados bons, com índole respeitável.

O que ocorreu é que gerações posteriores de enaquins (filhos do homem, descendentes de Caim) passaram a desfrutar do privilégio de invocar o Nome de D'us,
tornando-se homens bons e poderosos, ao mesmo tempo que os filhos de El'him passaram a se afastar de Sua presença!

Em Gênesis 6.5 com o passar dos tempos, a maldade se propagou pelas duas linhagens.

Se todos os nefilins foram exterminados com o dilúvio, como os gigantes voltaram a ser citados na Bíblia?

Segundo a tradição judaica citada na Torá Viva, anotada pelo rabino Aryeh Kaplan*, Noé casou-se com Naamá (Gênesis 4.22) da linhagem de Caim, passando a genética do gigantismo aos filhos. Embora o Midrash e outras fontes antigas contestem essa teoria, uma das noras de Noé poderiam não apresentar o gigantismo, mas apenas transmitir o gene aos filhos.

Sendo assim, anjos e seres espirituais não se casam e nem se interessam por casamento!
Carne (Gênesis 6.3) e espírito não se misturam.

Bibliografia:

1.A Torá Viva- Anotado por Rabino Aryeh Kaplan, Editora Maayanot,2003,SP.*
2.Dicionário Português-Hebraico/Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - 2ª edição,Sefer,2007, SP.
3. a Bíblia Sagrada, Edição Contemporânea, Ed. Vida,1997, SP


Prof.ª Gláucia Vilela




14 comentários:

  1. Estou profundamente impactado por esta sua espetacular apresentação, tanto em profundiade quanto na forma sucinta
    .
    Deus a abençoe rica e abundantemente, e lhe conceda saude e condições para divulgar este conhecimento
    .
    Na paz de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  2. Shalom!
    Seja sempre bem vindo Pastor Afonso.

    ResponderExcluir
  3. Pr Paulo Cezar Soutoquarta-feira, 04 janeiro, 2012

    Fui tremendamente abençoado por essa explicação dada acerca da marca de Caim. Já havia percebido a importância da inversão de nomes para trazer verdades implícitas. Muito bom mesmo. Como faço para poder compartilhar algumas dúvidas com vc? estou em Portugal, pastoreando uma igreja. Sou Pr Paulo Cezar Souto

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr. Paulo Cezar,as dúvidas podem ser escritas em qualquer post, no quadro "postar um comentário" que cairão no meu email.
    Obviamente serão respondidas se estiverem dentro da área de conhecimento do Tela Hebraica, ou seja,Hebraico Bíblico, Exegese, Filologia, Cultura Hebraica do Mundo Antigo.O meu campo de conhecimento no assunto pode ser limitado para a sua resposta, mas você não ficará sem retorno!
    Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo!

    Obs: brevemente entrarei em recesso até março/2012.

    ResponderExcluir
  5. Pr Paulo Cezar Soutoquinta-feira, 05 janeiro, 2012

    Muito obrigado pela atenção dispensada Gláucia. Por favor, tenho buscado entender de maneira mais clara algumas figuras de linguagem que Shilomom usa em Kohelet no capítulo 12 dos versos 2 ao 6, principalmente os 5 e 6. Por exemplo: "antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça à roda junto ao poço". Por favor, se puder me ajudar lhe serei grato. Obrigado e que o Eterno continue lhe dando o Espírito de sabedoria.

    ResponderExcluir
  6. O texto tem muito mais informações sobre a morte quando lido no hebraico, e no verso 6 observei duas traduções diferentes, ou seja duas versões hebraicas diferentes, mas não muito distintas.
    Resumindo, o verso 2 se refere ao escurecimento da luz do sol, da lua e das estrelas, pois a alma na velhice, segundo alguns estudos judaicos, vai se apagando em seu brilho em três estágios antes da morte(antes de se desligar de cordas que a mantem atada ao corpo).
    Nos "dias maus" o primeiro a se enfraquecer é a luz da juventude que é como a do sol, que dá lugar a uma luz como a da lua, e depois dá lugar a uma luz tão pequena quanto a das estrelas, tornando cada vez mais difícil e nebulosa a percepção ("nuvens depois da chuva") para o arrependimento.

    Quando não há percepções definidas,os desejos e alimentos da alma ficam atrofiados,e o arrependimento é quase que impossível. Esse é o momento que ela está se desligando do corpo, ou o mesmo está morrendo.

    Os versos seguintes (3,4,5) falam da caduquice dos cinco sentidos, que são entradas de percepção e alimentos para a alma, e que também podem atrapalhar nas reflexões durante a velhice: visão,audição(equilíbrio),tato, paladar(olfato)... A deficiência nos sentidos traz muito medo (v.5),insegurança, outro obstáculo.
    Finalmente, no verso 6, a linguagem continua figurada, e está se referindo especificamente à morte dos que ainda não se arrependeram de seu esquecimento do Criador durante a vida.
    A corda (e não fio) de prata representa os desejos e alimentos da alma que ficam ligados ao corpo (em hebraico, a palavra kessef, prata ou dinheiro, é cognata de "desejo", muito bem encaixada aqui, pois os dois sentidos valem).Se ela for cortada, não há mais chances de se voltar para D'us.
    O homem que ajuntou riquezas a vida toda como pó, se esqueceu do seu Criador, e ao morrer o seu dinheiro se espalhará com a destruição de seu copo de ouro, que representa uma espécie de cofre espiritual(a confiança no material). A fonte não terá mais valor se o cântaro (que representa a inteligência) estiver quebrado e se a roda (que representam a força produtiva) estiver desfeita não há como tirar água do poço,isto é, todos os empreendimentos materiais durante a vida poderão perder valor sem a presença de D'us.
    O texto comentado é de Eclesiastes 12.1-6, e como é muitíssimo complexo merece um post com uma nova releitura e exegese do hebraico.
    Um abraço, e espero que tenha entendido o meu resumo.
    Prof.Gláucia Vilela

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do seu Blog parabéns
    Desculpa por ser grande o comentario.

    Primeiro seria interessante falar desse assunto a luz do Livro de Enoque, o sétimo depois de Adão, que Judas citar vs14 e 15. Isso aconteceu na época de Enoque, quando as sentinelas do Céu desceram a terra para tomar progênie do homem. Essa sentinelas isto é anjos, beney haElohim, fizeram um acordo e tomaram mulheres de todas que a escolheram, geram um raça de seres caídos, isto é Nephelins do verbo Naphal, esses quando morrem se transformam em espíritos maus, eis aí a origem dos demônios.
    Jesus fala que seremos como Anjos, não casam nem se dão em casamentos, alguns pegam esse texto para negar a hipótese de Anjos em GN 6:2, só que Jesus não diz que não pode acontecer, Ele simplesmente diz que não casam. Ex. Homem unirá a uma mulher, eu digo homem se une a mulher não a homens, porém alguns quebram sua natureza a qual foram criados.
    Deus diz a Enoque:
    Vai aos anjos que pecaram e diz: Vocês foram criados eternos por isso eu não vos fiz esposas, agora vocês serão condenados a prisão. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
    2 Pedro 2:4
    Olha contexto não perdoou o mundo antigo, e depois vem Sodoma e Gomorra, ambos por pecado de prostituição como anjos de Gn 6:2.
    Alguns dizem: Se foi os anjos que desceram, e fizeram tal barbaridade porque o castigo vem sobre o homem? Eis a explicação de diversas lacunas que temos na história. Quando escavamos as civilizações antigas descobrimos que eram mais avançadas do que aprendemos na escola. Pirâmides com localização de longitude a latitude precisas, réplica das estrelas, conhecimento do solo porque se fosse sobre areia do deserto teria desmoronado. O peso 70 toneladas (de aproximadamente 5.000 blocos). Isso é quase inimaginável. Então, um homem chamado Erik Von Daniken propôs uma explicação em Eram os Deus Astronautas? os Elohim eram astronautas, porque como explicar civilizações pré-histórica com tecnologia tão avançadas? Astrologia a 5 mil anos atrás? É mais plausível acreditar, que um grupo de Anjos filhos de Elohim desceram do céu e ensinaram aos homens os segredos do Céu. O livro de Enoque diz: que ensinaram, encantamentos, eis a origem da magia negra, ensinaram olhar a estrela para tentarem predizer o futuro, astrologia, as mulheres a abortarem, criarem arma de guerra, erva de raízes. E o homem se envolveu com tudo isso, pecando contra o YHWH não ouvindo o Espírito. Como está no texto não contenderá o meu Espírito com homem, porque ele é Carne, Carnal, se deixa levar pelo pecado. Assim Deus Jugou a terra com o diluvio.
    E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
    Judas 1:6 Judas também fala de Sodoma e Gomorra. No contexto. Continua...

    ResponderExcluir
  8. O Termo Beney haElohim
    Talvez a mais curiosa referência aos Filhos de Deus seja a do famoso Cântico de Moisés, no Deuteronômio 32, justamente antes dele subir ao monte Nebo, para morrer sem ter entrado na Terra Prometida. O Deuteronômio 32,8 contém o que aparentemente é uma velha referência mitológica à primitiva história da humanidade. - Descobriu-se que um texto fragmentário entre os Manuscritos do Mar Morto continha o Deuteronômio 32:8. composto em escrita do final do período herodiano (fim do século I a.C. ao início do século 1 d.C.). Esse fragmento é hoje o mais antigo texto hebraico do Deuteronômio 32:8 conhecido. Nesse fragmento, as últimas palavras do versículo são claramente bene ha' Elohim (Filhos de Elohin). Essa redação foi preservada na Septuaginta Grega, que traduziu como "aggelon theou":

    "Quando o Altíssimo repartia as nações,
    quando espalhava os filhos de Adão
    ele fixou fronteiras para os povos,
    conforme o número dos filhos de Deus"
    (Deuteronômio 32,8)
    Se tomarmos isso para contextualizar o que Gabriel, fala como Daniel, fica bem claro a questão de Príncipes que guardam as nações, temos na narrativa de Daniel Cap. 9 e 10. Lemos ali i príncipe da Pérsia, um poderoso Anjo caído, e também o Príncipe da Grécia, e Miguel uns dos primeiro príncipe. Que é príncipe de Israel.

    Em Jó 38:7
    Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Aqui nitidamente são anjos, porque nenhum homem estava lá quando Deus arquitetou o mundo.
    A Bíblia é linda olha o texto de Jó 1:6, quem veio no meio dos Filhos de Deus, satanás e como ele veio, me parece que ele veio como Anjo de luz, porque Paulo diz E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. E veio fazer o que no tribunal divino? Porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Ap12:10
    Acusar os homens aí o contexto é claro Deus quebra o cabeça rachada, quer acusar quem? Viste o meu servo Jó acusa ele se é que podes? A história agente conhece.
    Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. HB 13:2 Deve ser porque eles comeram beberam, parecia homem tendo em vista que são seres multiformes.
    Interessante de onde surge, o mito de Hercules etc.
    Só para lembrar, se Judas tinha em suas mãos o livro de Enoque para fazer uma citação direta do mesmo ele conhecia essa história acima, era tão conhecida que algumas bíblias gregas até o século 2 traziam, a tradução Anjos de Deus ao invés de filhos de Deus, até que no ano 200 da era Cristão Julius Africanus, ele muda na Bíblia e traz a teoria da linhagem de Sete. Mas me parece que pelo o cenário pré-diluviano que nem todos os filhos de Sete eram fies. Calvino e Lutero adotam essa teoria como os celebre conservadores da igreja. Mas como diz os Essênios Deus abomina os homens que gostam de fácil intepretação, ou seja, preguiçosos. Busquemos a Verdade. Tudo acima pode ser revisto só Jesus é verdade absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação, Leandro. Volte Sempre.

      Excluir
  9. oi Glaucia, voce acha que Cain pode ter recebido como sinal, ou consequencia do afastamento de Deus, o crescimento desproporcional do que hoje chamamos de ego? Pois isso faria com que começasse a se defender preventivamente, tornando-o um guerreiro, contrario aos filhos de Deus, que estariam na presença de Deus, sendo pacíficos e plenos ou sem "eu".

    ResponderExcluir
  10. concordo gláucia, por vezes estudei e tentei especular que marca seria essa, mas jamais imaginei ou imaginaria essa possibilidade, creio ser essa a realidade, obrigado..

    ResponderExcluir
  11. existe reencarnacao por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido anônimo, aguarde um pouco, vamos publicar uma postagem sobre reencarnação nos próximos dias! Um grande abraço!

      Excluir