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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Salmos 1 תהילים פרק א




תהילים פרק א (Salmos 1)


א  אַשְׁרֵי הָאִישׁ--    אֲשֶׁר לֹא הָלַךְ, בַּעֲצַת רְשָׁעִים;
וּבְדֶרֶךְ חַטָּאִים, לֹא עָמָד,    וּבְמוֹשַׁב לֵצִים, לֹא יָשָׁב.
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
ב  כִּי אִם בְּתוֹרַת יְהוָה, חֶפְצוֹ;    וּבְתוֹרָתוֹ יֶהְגֶּה, יוֹמָם וָלָיְלָה.2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
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ג  וְהָיָה--    כְּעֵץ, שָׁתוּל עַל-פַּלְגֵי-מָיִם:
אֲשֶׁר פִּרְיוֹ, יִתֵּן בְּעִתּוֹ--וְעָלֵהוּ לֹא-יִבּוֹל;    וְכֹל אֲשֶׁר-יַעֲשֶׂה יַצְלִיחַ.
3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
ד  לֹא-כֵן הָרְשָׁעִים:    כִּי אִם-כַּמֹּץ, אֲשֶׁר-תִּדְּפֶנּוּ רוּחַ.4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
ה  עַל-כֵּן, לֹא-יָקֻמוּ רְשָׁעִים--בַּמִּשְׁפָּט;    וְחַטָּאִים, בַּעֲדַת צַדִּיקִים.5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;telahebraica.blogspot.com.br

ו  כִּי-יוֹדֵעַ יְהוָה, דֶּרֶךְ צַדִּיקִים;    וְדֶרֶךְ רְשָׁעִים תֹּאבֵד.6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

Análise e tradução do texto hebraico

 אַשְׁרֵי הָאִישׁ
As felicidades de um homem (são)
   אֲשֶׁר לֹא הָלַךְ que (ele) não andou
 בַּעֲצַת רְשָׁעִים no conselho dos perversos 
וּבְדֶרֶךְ חַטָּאִים e no caminho dos pecadores ( ou dos criminosos)

 לֹא עָמָד não parou (manteve-se, ficou de pé)
   וּבְמוֹשַׁב לֵצִים e no sentar (habitar) dos palhaços (zombadores)
 לֹא יָשָׁב não sentou (ficou)
  כִּי אִם בְּתוֹרַת יְהוָה Mas na Torah de YHWH
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 חֶפְצוֹ tem prazer (gosta, deseja)
    וּבְתוֹרָתוֹ יֶהְגֶּה e na sua Torah (na sua Lei) medita
 יוֹמָם וָלָיְלָה dia e noite
  וְהָיָה    כְּעֵץ e vive como uma árvore

שָׁתוּל plantada
 עַל-פַּלְגֵי-מָיִם junto a correntes de água
אֲשֶׁר פִּרְיוֹ que frutos
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 יִתֵּן בְּעִתּוֹ (tem) dado na sua época
וְעָלֵהוּ לֹא-יִבּוֹל e suas folhas não são coletadas (fora)
    וְכֹל אֲשֶׁר-יַעֲשֶׂה e tudo o que fizer
 יַצְלִיחַ  terá êxito (prosperará, será adequado)
  לֹא-כֵן הָרְשָׁעִים Não os transgressores (culpados, ímpios, perversos) 

כִּי אִם-כַּמֹּץ que entretanto são como palha (debulho)
אֲשֶׁר תִּדְּפֶנּוּ רוּחַ que em sua separação pelo vento
  עַל-כֵּן Por isso
 לֹא יָקֻמוּ רְשָׁעִים não serão salvos (recuperados) os perversos
בַּמִּשְׁפָּט no Julgamento
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    וְחַטָּאִים בַּעֲדַת צַדִּיקִים e os transgressores na comunidade dos Justos 
  כִּי-יוֹדֵעַ יְהוָה Pois conhece YHWH

 דֶּרֶךְ צַדִּיקִים o caminho dos Justos
    וְדֶרֶךְ רְשָׁעִים e o caminho dos perversos 
 תֹּאבֵד será destruído.

Análise do texto hebraico

O rei David deixou um grande legado para Israel  e para nós nos Cinco Livros dos Salmos. Ele inicia essa obra com a frase "As felicidades do homem", mostrando o verdadeiro caminho da satisfação da alma. A palavra "felicidade" no texto está no plural construto, talvez para especificar que existem momentos de felicidade plena na vida, que ocorrem em períodos cíclicos. Na verdade não poderíamos identificar e sentir prazer na Felicidade se não passássemos por momentos de desavenças e tristezas.
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D'us criou o homem com o propósito de desfrutar grande fortuna neste e no próximo mundo. Para buscá-la ele não precisa ir longe, pois foi criado com os componentes básicos para se aperfeiçoar. O dever básico do homem é proteger a sua bondade inerente de forças externas que querem corrompê-la. O ensino está na prática da Vigilância (Zehirut). Por isso, a fórmula da Felicidade está em evitar a convivência com os perversos e de ouvir conselhos de pecadores.
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O passo seguinte na trilha dos justos está no zelo (Zerizut) em cumprir os mandamentos de D'us com paixão ardente e entusiasmo, alimentando o desejo de estar na Torah do Senhor, meditando Nela dia e noite (V.2). As bençãos de prosperidade e de boa sorte em todos os empreendimentos dos que seguem os conselhos de Salmos 1 está no verso 3, constituindo parte das "felicidades" aqui na terra.

Uma outra proposta de tradução dos versos 1 e 2 de Salmos 1 está em http://telahebraica.blogspot.com/2010/01/o-segredo-da-felicidade-esta-no-salmo-1.html "o Segredo da Felicidade está em Salmos 1."





Prof. Gláucia Vilela

Bibligrafia:

1.A Torá Viva - O Pentateuco e as Haftarot - Anotado por Rabino Aryeh Kaplan- Editora Maayanot;
2.Tehilim - Salmos Tradutores: Adolph Wasserman & Chaim Szwertszarf; McKlausen Editora; RJ.
3.Dicionário Português Hebraico e Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - ed. Sêfer
4.Dicionário Hebraico-Português&Aramaico-Português, Sinodal Vozes, 4ª edição, 1994.


Agora a leitura de Salmos 1 bem devagar para estudo dos iniciantes em hebraico:



4 comentários:

  1. Ola professora!
    Parabéns pelo blog!

    Se me permite uma pergunta, a frase (um sinal em Caim) em gênesis 4:15, quer dizer literalmente "apontou o Senhor um sinal para Caim".
    Se puder responder eu agradeço.
    Obrigado.

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  2. Seguindo o dicionário de Abraham Hatzamri citado na bibliografia, o verbo "va'iashem" traduz-se "e aplicou", é um verbo no completo com as modificações do vav conjuntivo "e".
    Então seria literalmente do texto hebraico retirado da Tora Viva, citada também na bibliografia acima: "E aplicou IHWH em Caim um sinal (ou letra)"....
    Bereshit 4.15.

    Um abraço.

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  3. SHALON, GLAUCIA, COMO FAZER HEBRAICO COM VC E VALOR DO CURSO E FORMA QUE PODE SER FEITO, LEMBRANDO POIS MORO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS.

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  4. Para atender à grande demanda online, há um projeto de publicação de vídeo aulas no Tela Hebraica que já está em andamento. As primeiras aulas serão de alfabetização, destinado às pessoas que tem dificuldade em fazer a leitura das palavras em hebraico.
    Será gratuito e você aprenderá em casa! Viva a tecnologia!
    Um abraço.

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