Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por que Deus é invisível?



Para ilustrar, é só imaginar que D'us está neste momento no dia do seu nascimento, ao seu lado, lendo agora este artigo e no dia de sua morte. Assim, Ele vive simultaneamente em toda a História.

É uma outra dimensão de tempo (alguns rabinos chamam de 4ª Dimensão) além do nosso Passado, Presente, Futuro. É por isso que uns dos melhores Nomes para definir D'us é Eterno.


E por que não vejo D'us?

A capacidade de visão do homem se limita somente ao tempo Presente, ou seja, só podemos ver aquilo que está diante de nossos olhos em um determinado momento. Não podemos visualizar mais as coisas do passado (só lembrar delas) e muito menos ver as coisas do futuro.

Mas D'us vive ao mesmo tempo no Passado, no Presente e no Futuro. Para que pudéssemos vê-Lo, Ele teria que se limitar somente ao tempo Presente, perdendo a sua capacidade de Onipresença, ou seja, a de estar ao mesmo tempo em todos os lugares e em todos os tempos.

Não vemos D'us porque Ele é Onipresente.


"Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta qua não a posso atingir."
Salmos 139.6

Outros textos sobre o assunto:

I Reis 8.27; Salmos 139.16; Provérbios 15.3; Jeremias 23.23 e 24, dentre outros.


Profª. Hadassah Ada (artigo editado)

20 comentários:

  1. Conseguir entender ! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É bom ter esse retorno, Sr. Curioso, porque acho esse texto tão pequeno diante de tão complexa pergunta que fico me perguntando se alguém realmente entendeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. PROFESSORA.

    Deve haver outra explicação, porque se Deus vê o passado, o presente, onde estamos e o futuro, logo, no presente nós veriamos Deus e consequentemente teriamos visto Deus no passado.
    Se Deus é o todo e nós a parte, então a parte vê a parte do todo e o todo vê a parte que lhe vê.

    paulo.rangel@embrapa.br

    ResponderExcluir
  4. A parte só pode ver uma parte do Todo em tempo Presente, também chamado tempo Agora. A parte não consegue rever exatamente o que ocorreu um minuto atrás. A parte já teve chance de ver uma parte do Todo. Este se contraiu em um momento da História.
    Um abraço,
    Prof.ª Gláucia Vilela

    ResponderExcluir
  5. Outra observação, se a parte tiver oportunidade de ver uma parte do Todo, terá que entrar na quarta dimensão que citei acima, que inclui o tempo Passado, Presente e Futuro ao mesmo tempo. Foi a experiência de Moisés (Ler post "Moisés viu D'us?").
    Isso quer dizer que quem diz que vê o Futuro tem obrigação de ver o Passado.

    ResponderExcluir
  6. Tantas percepções interessantes me levam sempre a uma conclusão somente: Deus não passa de uma idéia. É ideal demais.

    Acho um exercício interessante a busca desse Deus no dia-a-dia. Talvez seja uma das formas de superar a constante insaciedade da natureza animal.

    Seu blog é bastante interessante, Gláucia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Obrigada por me visitar e pelo comentário. Todos tem liberdade de expressão aqui!
      Um grande abraço e espero novas visitas!
      Gláucia.

      Excluir
    2. O QUE DIZER ENTAO DE MT5,8

      Excluir
  7. SE DEUS É INVISÍVEL,ÉPQ. A FÉ SE COMPARA A ELE,A FÉ É PARA SER PRATICADA.DEUS É COMO A FÉ,VC. NÃO VÊ MAS ESPERA.DEUSVC. TB.NÃO VÊ MAS SABE QUE ELE EXISTE.

    ResponderExcluir
  8. Como pode o finito Compreender o Eterno?. Penso que Ele está além de todo especulação humana.
    Minha mente limitada entende que se D,us quis se revelar assim é para que continue sendo pela fé e não por vista o aproximar-se Dele.

    ResponderExcluir
  9. FOI DEUS QUEM CRIOU OS NOSSOS OLHOS E NOS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. SABEMOS QUE DEUS É PLENO EM SUA CONDICAO MACRO OU MICRO SEJA EM QUE UNIVERSO FOR. DEUS NAO É APENAS MACRO, ELE TAMBÉM É INFINITAMENTE MICRO. pORTANTO, MUITO SUPERIOR QUE A IDEIA DE FRACTAIS, DEUS SE REVELA PLENAMENTE A QUEM ELE DESEJAR SE REVELAR. AINDA QUE AS LIMITACOES DO HUMANO SE MANIFESTEM, DEUS NOS TORNA CAPAZES DE INTIMIDADE COM ELE. ALGUNS PROFETAS CAIRAM COMO MORTOS QUANDO SE APROXIMARAM DE DEUS, MAS A DEMONSTRACAO DE SUPREMACIA NAO EXTRAPOLA OS LIMITES DO AMOR E DO SENSO DE RESPEITO DE DEUS PARA COM SUA CRIACAO - DEUS DOA FORCA PARA QUE A CRIACAO LIMITADA EM SUA CONDICAO HUMANA CONHECA E PARTICIPE DA ITIMIDADE DO TODO PODEROSO. COMO DISSE O PROFETA DANIEL: E aquele, que tinha aparência de um homem, tocou-me outra vez, e fortaleceu-me.
    Daniel 10:18

    E DISSE AINDA A MAE DE SANSAO AO SEU ESPOSO MANOÁ : Se o SENHOR nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.(Juízes 13:23)

    PORTANTO...QUEM TEM OLHOS PARA VER E OUVIDOS PARA ESCUTAR, ESCUTE O QUE DIZ O ESPIRITO DE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  10. Prof. Hadassa, mais uma vez, um artigo deveras profundo, nunca havia me dado conta desta forma de explicar o porque não vemos a Deus !
    .
    disse JESUS: Bem Aventurado os limpos de coração, porque eles verão D'us - Mateus 5:8
    .
    Jesus Cristo é “o resplendor da glória de D'us e a expressão exata de D'us...” (Hb 1:3)
    .
    afirmou Jesus Cristo “Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14:9)

    ResponderExcluir
  11. Grata pela nova visita Pastor Afonso. Aguardamos o seu convite no Facebook, pois passaremos agora a comunicar as nossas atualizações através desse site.
    Digite: Tela Hebraica na caixa de localização de amigos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. muito interessante cada vez fico mais surpreso com tantas verdades biblicas shalonn

    ResponderExcluir
  13. Quanta besteira e prepotência! Se não conseguimos usar 10%da capacidade de nosso cérebro,dado por Deus,como queremos alcançar um tão grande privilégio em pauta? Em uma comparação bem pobre,eu diria que estamos para Deus,assim como a ameba está para a águia..

    ResponderExcluir
  14. Amem a posição posta e também os comentários postados, tanto que coloquei entre os meus sites favoritos. shalom

    ResponderExcluir