Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quando D'us fala ao homem?

http://www.cafetorah.com/node/5872 Colinas de Golam
Existem diversas maneiras e situações em que D'us tenta se comunicar com o homem.
É claro que a condição essencial para conseguir ouvir os intentos Dele é ser Seu servo, como diz em Amós 3.7:

"Certamente, o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas."

כִּי לֹא יַעֲשֶׂה אֲדֹנָי יְהוִה, דָּבָר, כִּי אִם-גָּלָה סוֹדוֹ אֶל-עֲבָדָיו הַנְּבִיאִים.

A promessa acima, se inserida no contexto histórico, pertencerá somente aos profetas de Israel que tentavam avisar ao povo incrédulo das consequências de seus pecados. É assim que funciona. Quando se tem o coração endurecido, D'us fala através de servos. Quando se é servo, Ele pode falar pessoalmente.

Eliú destaca um lugar interessante onde D'us fala aos homens. Ele alerta que não é somente no Templo Sagrado, no monte de Jerusalém, ou diante do Altar de sacrifícios que Jó ouvirá a D'us, mas também na sua própria cama.


Jó 33:13-20

"Porque contendes com Ele, afirmando que não te dás conta de nenhum de seus atos?
Pelo contrário, D'us fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso."

Primeiro modo: durante a madrugada

"Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução.
Para apartar o homem de seu desígnio e livrá-lo da soberba, para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada." Jó 33.15-18

Segundo modo: na doença

"Também no seu leito é castigado com dores, com incessante contenda nos seus ossos, de modo que a sua vida abomina o pão, e a sua alma a comida apetecível." Jó 33.19-20

Reparem que no primeiro modo o servo pode estar acordado ou não. Se estiver dormindo, D'us pode falar através de sonhos ou visões. Se estiver alerta, com a sua alma inserida no mundo espiritual, sem as vozes do mundo, pode ouvir a sua instrução pessoalmente.
No segundo modo, a fragilidade do corpo provocada pela doença obriga a abertura de canais de contato da alma com o mundo espiritual. O cessar das atividades corriqueiras impõe a condição essencial para ouvir a voz divina e compreender a Sua Palavra.

Percebe-se também que em suas tentativas de falar ao homem de madrugada, nem sempre D'us consegue ser ouvido:

"Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes..." Jeremias 7.13

Muitos sonhos são gritos de nossas almas que costumamos conter. Outros, são a essência divina querendo nos instruir. De qualquer forma, para quem deseja ouvir vale a sugestão de Provérbios 8:17:
"Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão."

Prof.ª Gláucia Vilela


11 comentários:

  1. quero fazer uma pergunta se puder me responda
    no inferno existe luz?

    ResponderExcluir
  2. SHALON, GLAUCIA, GOSTARIA DE SABER SE VC TEM TEXTOS DE EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO TAMBÉM, SE TIVER PUBLICA-OS TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  3. A proposta do blog está explícita:"estudos do texto bíblico original em hebraico."
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pr Anderson Burocksábado, 10 outubro, 2015

    Shalom Professora Gláucia, acompanho seu blog já a algum tempo, e digo que tem sido uma importante ferramenta para todos que amam a palavra de D'us, que o Eterno continue abençoando seu trabalho e toda sua equipe, um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Este blog é judaico ou judaico messiânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog é didático. Mas como a literatura judaica tradicional e ortodoxa tem tradição, é somente ela que usamos para as nossas exegeses. Com exceção das traduções de Almeida, que são usadas aqui por uma questão de praticidade. Estas são de origem cristã, e em alguns trechos tendenciosas,refletindo o pensamento do autor.Nestes casos refazemos a tradução e alertamos aos leitores.
      O critério de seleção de vídeos é estritamente didático.... observamos se colabora com a aprendizagem e leitura do texto hebraico bíblico. Alguns selecionados acabam tendo manifestações religiosas discretas.Com relação a moderação dos comentários, alguns também manifestam o pensamento dos leitores. Não descartamos, somente aqueles que insistem em apenas pregar a sua religião. Muito obrigada pela pergunta.

      Excluir
  6. Ola, Professora Glaucia , gostaria de adquirir o dicionário heb-por ara-por da sinodal vozes, mas sou apenas uma leitora da Biblia normal. Você acha que conseguirei manuseá-lo ? Vi também que você indica a torah viva. E boa para leitores como eu ? Gostaria muito de ter seu contato. So quero mesmo conhecer mais a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você só conseguirá manuseá-lo se estiver no mínimo alfabetizada no hebraico.A Torah Viva é alegria na certa, ainda mais que tem comentários de rabinos ..muito boa. Qualquer dúvida pode escrever..seja bem vinda!

      Excluir
  7. Oi professora querida. Gostaria que um dia houvesse exegese de êxodo 22.2 aqui. Bjos Danielle

    ResponderExcluir