Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Por que os judeus não comem carne de porco? Uma reflexão espiritual.

Alguns sábios judeus tinham a habilidade de responder uma pergunta com outra pergunta para induzir à reflexão. Assim antes de responder à pe...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Por que Abrão saiu de Ur? (conclusão)




No mundo antigo existiam leis que regiam a sociedade antes da elaboração das leis de Moisés.


No Museu do Louvre, em Paris, está uma estela (pedra vertical com inscrições) que contém uma das leis mais antigas da história do mundo antigo: o Código de Hamurabi. Embora não esteja em Bagdá, esse achado arqueológico é citado no Museu Virtual do Iraque pela sua importância e porque foi encontrado em escavações na cidade de Susã, antiga capital da Pérsia.


Havia uma lei que exerceu grande influência na vida dos patriarcas. A Lei de Primogenitura bem explicada no Nono Livro do Código de Manu, que foi elaborado com influências de leis mais antigas do Código de Hamurabi e do código hebreu, (Da Sucessão Hereditária, capítulo XX, artigos 521 a 636) dita: "Mas, se o mais velho, quando ele é eminentemente virtuoso, pode tomar posse do patrimônio em sua totalidade; e os outros irmãos devem viver sob sua tutela, como viviam sob a do pai."(art.522)..."o filho mais velho deve ter tudo." (art.523).

Terá teve três filhos: Abrão, Naor e Harã, que faleceu, mas deixou um filho, Lot. (Gênesis 11.27-30)

Abrão era o primogênito e desde pequeno foi preparado para administrar os bens da família. Mas após casar-se, descobriu que Sarai, seu grande amor, era estéril. Além do desapontamento de toda a expectativa sobre ele, havia uma ameaça ao patrimônio familiar, pois um "homem se torna pai e paga sua dívida para com seus antepassados."(art.523). Isso quer dizer que Abrão só poderia chefiar as posses de Terá se tivesse um filho.

Atos de amor na família de Abrão

1.Abrão recusou a opção de casar-se com outra mulher para gerar um filho porque amava muito a Sarai;

2. Terá amava muito a Abrão, pois além de respeitar a sua decisão de não se casar com outra mulher, abandonou Ur dos Caldeus em busca de riquezas para o seu primogênito, deixando o seu patrimônio com Naor, o segundo sucessor da herança por lei;

3. Terá amou a Lot, e não abandonou também o seu neto órfão, fadado a morrer pobre.

4. Abrão compreendeu perfeitamente a abnegação de seu pai, que na velhice saiu de sua terra para incentivá-lo a buscar novas formas de montar um patrimônio próprio;

5. Terá faleceu em Harã, lançando Abrão num túnel de profunda tristeza e desamparo.
(Gênesis 11.32)

O chamado de Abrão ocorreu após a morte de seu pai Terá (Gênesis 12.1), e além de agir como um consolo foi a substituição da promessa de um pai terreno pela Promessa de um Pai celestial,
D'us Único (Echad).

Profª. Gláucia Vilela

6 comentários:

  1. A Paz profª Gláucia!

    A benção da primogênitura só poderia ser dada ao primeiro filho qndo casado? Tera abençoou a Abrão e ao perceber que Sarai sua mulher era estéril, o direito foi passado para Naor. Izac abençoou a Jacó, acreditando que ele era Esáu, e este era casado.
    E então a benção era só dada ao primogênito qndo este era casado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a condição era ser homem,ter nascido primeiro e a benção do pai. Mas era importante que o primogênito já tivesse um filho homem quando o patriarca morresse para garantir a continuidade da administração dos negócios da família.
      Quando o primogênito era incapaz ou por doença ou por rebeldia, o pai escolhia outro filho chamado de "o mais chegado".
      Um abraço.

      Excluir
  2. MUITO BOA EXPLICAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. nossa estou aprendendo muito com a professora Claúcia , Deus continue te abençoando minha irmã.

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado pela historia de Israel , você nem sabe o quanto estou feliz ao ver esse material , com toda humildade se der pra me enviar algum material pra mim ajudar aprender mais ainda me enviei por favor lindonjonsol@hotmail.com desde já muito obg Frofª e Irmã Cláucia .

    ResponderExcluir
  5. e muinto bom achar pessouas que buacam conhecimento na unção do espirito santo,Deus o abençoe

    ResponderExcluir