Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Por que Abrão saiu de Ur? (conclusão)




No mundo antigo existiam leis que regiam a sociedade antes da elaboração das leis de Moisés.


No Museu do Louvre, em Paris, está uma estela (pedra vertical com inscrições) que contém uma das leis mais antigas da história do mundo antigo: o Código de Hamurabi. Embora não esteja em Bagdá, esse achado arqueológico é citado no Museu Virtual do Iraque pela sua importância e porque foi encontrado em escavações na cidade de Susã, antiga capital da Pérsia.


Havia uma lei que exerceu grande influência na vida dos patriarcas. A Lei de Primogenitura bem explicada no Nono Livro do Código de Manu, que foi elaborado com influências de leis mais antigas do Código de Hamurabi e do código hebreu, (Da Sucessão Hereditária, capítulo XX, artigos 521 a 636) dita: "Mas, se o mais velho, quando ele é eminentemente virtuoso, pode tomar posse do patrimônio em sua totalidade; e os outros irmãos devem viver sob sua tutela, como viviam sob a do pai."(art.522)..."o filho mais velho deve ter tudo." (art.523).

Terá teve três filhos: Abrão, Naor e Harã, que faleceu, mas deixou um filho, Lot. (Gênesis 11.27-30)

Abrão era o primogênito e desde pequeno foi preparado para administrar os bens da família. Mas após casar-se, descobriu que Sarai, seu grande amor, era estéril. Além do desapontamento de toda a expectativa sobre ele, havia uma ameaça ao patrimônio familiar, pois um "homem se torna pai e paga sua dívida para com seus antepassados."(art.523). Isso quer dizer que Abrão só poderia chefiar as posses de Terá se tivesse um filho.

Atos de amor na família de Abrão

1.Abrão recusou a opção de casar-se com outra mulher para gerar um filho porque amava muito a Sarai;

2. Terá amava muito a Abrão, pois além de respeitar a sua decisão de não se casar com outra mulher, abandonou Ur dos Caldeus em busca de riquezas para o seu primogênito, deixando o seu patrimônio com Naor, o segundo sucessor da herança por lei;

3. Terá amou a Lot, e não abandonou também o seu neto órfão, fadado a morrer pobre.

4. Abrão compreendeu perfeitamente a abnegação de seu pai, que na velhice saiu de sua terra para incentivá-lo a buscar novas formas de montar um patrimônio próprio;

5. Terá faleceu em Harã, lançando Abrão num túnel de profunda tristeza e desamparo.
(Gênesis 11.32)

O chamado de Abrão ocorreu após a morte de seu pai Terá (Gênesis 12.1), e além de agir como um consolo foi a substituição da promessa de um pai terreno pela Promessa de um Pai celestial,
D'us Único (Echad).

Profª. Gláucia Vilela

11 comentários:

  1. A Paz profª Gláucia!

    A benção da primogênitura só poderia ser dada ao primeiro filho qndo casado? Tera abençoou a Abrão e ao perceber que Sarai sua mulher era estéril, o direito foi passado para Naor. Izac abençoou a Jacó, acreditando que ele era Esáu, e este era casado.
    E então a benção era só dada ao primogênito qndo este era casado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a condição era ser homem,ter nascido primeiro e a benção do pai. Mas era importante que o primogênito já tivesse um filho homem quando o patriarca morresse para garantir a continuidade da administração dos negócios da família.
      Quando o primogênito era incapaz ou por doença ou por rebeldia, o pai escolhia outro filho chamado de "o mais chegado".
      Um abraço.

      Excluir
  2. Paz Prof. Gláucia.
    Fiquei com uma dúvida no seu texto "Deus se arrepende?". Nele Balaão é tido com um homem dissimulado e que sua fala com relação a Deus não se arrepender estaria contaminada com esta dissimulação. No entanto, no verso 16 o texto Bíblico diz que o Senhor encontrou-se com Balaão e lhe disse o que deveria responder a Balaque. Fiquei então em dúvida. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA EXPLICAÇÃO

    ResponderExcluir
  4. nossa estou aprendendo muito com a professora Claúcia , Deus continue te abençoando minha irmã.

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonado pela historia de Israel , você nem sabe o quanto estou feliz ao ver esse material , com toda humildade se der pra me enviar algum material pra mim ajudar aprender mais ainda me enviei por favor lindonjonsol@hotmail.com desde já muito obg Frofª e Irmã Cláucia .

    ResponderExcluir
  6. e muinto bom achar pessouas que buacam conhecimento na unção do espirito santo,Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde professora!
    Como chegou a conclusão de que Tera partiu de Ur em busca de conquistar riquezas e incentivar Abrão por patrimônio? Busco respostas na bíblia e neste ocorrido as escrituras não nos revela tais razões. :( Agradeço em antecipado e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Se permanecesse sem filhos, Abraão não poderia exercer pelas leis do mundo antigo o direito de primogenitura, pois a sua administração não teria sucessor. A única saída era ele se casar com outra mulher para gerar herdeiros, mas ele escolheu ser fiel ao amor por Sara e saiu de Ur sem direitos de patrimônio. Eles eram ricos, a tradição diz que Sara era uma princesa. Enfim, o objetivo central da saída de Ur era formar novo patrimônio sem as obrigações jurídicas dos caldeus. Terá não precisava ir, mas provavelmente acompanhou Abraão por amor ao seu primogênito ou para lhe dar mais segurança. Lot também foi porque, sendo orfão, também teria que construir o seu patrimônio. As migrações, embora perigosas, tinham fins comerciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que reconhecer também que a empreitada de Terá foi arriscada, independente se suas motivações.

      Excluir
  9. Boa tarde se analisarmos o verso 27 veremos q terá gerou a Abrão com 70 anos e no verso 4 do capítulo 12 notamos q Abrão partiu de Harã com 75 anos somando os dois dão 145 anos. Como podemos afirmar que o chamado de Abrão ocorreu após a morte de seu pai Terá, se no verso 32 do capítulo 11 nos afirma que Terá tinha duzentos e cinco anos. E os 60 anos onde ficam temos que nos ater que a o Bíblia não é um livro cronológico.

    ResponderExcluir