Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que consistia o voto de Jefté? (Juízes11.30)


O judaísmo é uma religião muito preocupada com o acerto dos ciclos naturais do mundo. Isso porque essa é base para a Vida nos ensinos da Torah . Os judeus chamam de "Tikun Olam" ou seja, Ordem do Mundo, o que procura justamente uma ética para organizar quebras de ciclos ou pequenas desordens.

Assim, muitas coisas que os israelitas não fazem, na verdade são porque simbolizam quebras de ciclos da Vida.
Um exemplo?
Eles não misturam nos alimentos leite e carne, porque um simboliza a Vida (sem o leite, os filhotes não podem crescer) e o outro é símbolo da morte (para se ter carne, um animal deve ser sacrificado).

Sacrificar um filho passou a ser um grande erro para os hebreus, pois era a quebra da geração de Vida de uma família provocada por um membro do próprio ciclo. Os habitantes de Canaã faziam isso através de votos e contaminaram alguns de Israel por causa da desobediência:

"Não destruíram os povos, como o Senhor ordenara, mas se misturaram com as nações, e adotaram os seus costumes... sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas...." trechos de Salmos 106.34-40.

Perceberam a gravidade desse texto?
Só exite sacrifício de filhos e filhas aos demônios, a D'us jamais!

Para corrigir essa terrível prática no Seu povo Santo, D'us instruiu Abraão a sacrificar o seu único filho (Gênesis 22). Se nos dias de hoje, isso seria um abismo, para Abraão era natural, afinal, era comum sacrifícios de filhos aos deuses! Apesar de crer que Isaque poderia reviver,
esse era o degradante pensamento de toda uma geração, que foi mudado com um novo conceito: o D'us de Israel oferece Redenção. Assim, o rapaz foi substituído por um carneiro trazido pelo próprio D'us (v.22.13), sendo depois fixada a ordem na Lei de Moisés:

"Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha..."
Deuteronômio 18.10

O VOTO DE JEFTÉ NO TEXTO EM HEBRAICO

E o voto de Jefté: "qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro... esse será do Senhor, e o oferecerei em holocausto." Juízes 11.30-31 e "Ela era filha única." v.34

Já falamos em outras postagens que a Bíblia possui termos linguísticos que não devem ser considerados literalmente, como temos hoje: "Pisar na bola", "Chutou o balde", etc.. Assim temos na análise do termo "oferecer em holocausto" no texto hebraico:

וַיִּדַּר יִפְתָּח נֶדֶר לַיהוָה
"E fez Jefté um voto ("neder") ao Senhor

וַיֹּאמַר:
e disse:

אִם-נָתוֹן תִּתֵּן אֶת-בְּנֵי עַמּוֹ בְּיָדִי.
Se "dado baixa" os filhos de Amon pela minha mão

וְהָיָה הַיּוֹצֵא
a vida (ser) criado

אֲשֶׁר יֵצֵא מִדַּלְתֵי בֵיתִי לִקְרָאתִי
que sair pela porta de minha casa ao meu encontro

בְּשׁוּבִי בְשָׁלוֹם מִבְּנֵי עַמּוֹן--וְהָיָה
na minha volta em paz dos filhos de Amon, e vivo,

לַיהוָה, וְהַעֲלִיתִיהוּ עֹלָה
é do Senhor e o elevarei a Ele em holocausto."


Que texto lindo!!! Não tem nada de sacrifício!

Concluímos que os radicais das palavras elevar e holocausto ("olah") são os mesmos.

Assim, a moça foi "elevada" em holocausto, num termo lingüístico que segue as regras de voto
pelas avaliações da *tabela de Levíticos 27.
*ver post de 12/07/2010

17 comentários:

  1. Pr. Josué Praça,
    Partindo de um dos mais brilhantes alunos que tive em Hebraico e Exegese, o seu comentário me deixa muito feliz. Quando olho na maravilha que se tornaram você e todos os seus colegas de turma, "os rebeldes e contestadores" (algumas das classificações que eu ouvia em conselho de classe), vejo o quanto vale a pena ensinar, apesar de todas as dificuldades de ser professor.

    ResponderExcluir
  2. A senhora poderia me esplicar melhor essa questão de Jefté. Pois, estou com dúvidas: Jefté sacrificou ou não sacrificou a menina?

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Jefté não sacrificou a filha ou seria um juiz
    em Israel com práticas comuns aos povos pagãos e inimigos.
    Os juízes foram levantados pela misericórdia de Du's na desorientação de Israel após a morte de Josué:
    "E, quando o Senhor levantava Juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava de todos os seus inimigos, todos os dias daquele juiz..."
    Juízes 2.18

    Obs: o mau Abimeleque(cap 9), não foi juiz, ele
    se auto intitulou rei com violência e D'us
    permitiu.

    Por favor, leia as outras duas postagens sobre
    o voto de Jefté ( "os votos de Jefté e Ana" e "Jefté sacrificou a filha? ") e compreenderá melhor.

    Um abraço,
    Prof. Gláucia

    ResponderExcluir
  4. mas professora, jefté ficou amargurado, a menina pediu um tempo para chorar sua virgindade, se ele tivesse que dar apenas o equivalente em prata jefté não fucaria tão deseperado assim

    ResponderExcluir
  5. mas por que a filha de jefté se entristeceu a ponto de pedir ao pai para chorar a sua virgindade já que ela não iria morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque para mulheres solteiras, casadas estéreis, viúvas e orfãos as Leis do mundo antigo não eram favoráveis. Mulheres nessa condição não podiam herdar os bens de seus pais ou maridos,e quando estes e seus familiares morriam eram fadadas ao desamparo e à miséria. As leis tribais eram muito rigorosas. Por isso que os reis tinham a preocupação de julgar as causas das prostitutas, pois muitas mulheres nessas condições só tinha a prostituição como meio de sobrevivência. Exemplo:IReis 3.16 - Salomão e as duas prostitutas, Raabe pertencia a esse grupo, Ana mãe de Samuel se desesperou por não ter filhos, se Penina morresse os filhos da primeira mulher iriam rejeitá-la na herança, outros exemplos de resgate: David resgatou Abigail, e depois Bate Seba, Rute e consequentemente Noemi foram resgatadas por Boaz para que recuperassem as terras de seus maridos; Perceberam o motivo da amargura de Jefté?
      O desespero dele era de ver um futuro de sofrimento para a filha.
      Um abraço.
      ah, essas leis dominavam o mundo antigo, e repercutiam em Israel, D'us ordenava o amparo à elas na palavra insistentemente, ex: Isaías 1.17 e muitas outras referências.

      Excluir
    2. Retificando, se Elcana, o marido de Ana morresse, os filhos de Penina poderiam por lei descartá-la da herança.ISamuel 1.2 e 6.

      Excluir
    3. sem falar que a geração dele acabaria ali, porém em levítico 27 vs 28 e 29, me confundiu um pouco

      Excluir
  6. Desculpe mas seus comentários à respeito do desconforto de Jefté ao ver sua filha, em face ao voto que tinha feito, não me parecem consistentes, ao menos pelo texto da bíblia cristã que conheço e uso. Mesmo como leigo es textos hebraicos e exegese bíblica, o que me parece é que ele fez um voto descabido e teve que cumprir o que prometeu. (...O que votares paga-o. D'us não se agrada da promessa de tolos...)

    luizmtl@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez o voto descabido e cumpriu, mas no texto não diz que ele matou a filha!Leia também :http://telahebraica.blogspot.com.br/2010/07/jefte-sacrificou-sua-filha-juizes-1130.html

      Excluir
    2. Cuidado com as traduções TST, e com a falta de conhecimento dos costumes judaicos, isso nos leva a fazer interpretação baseada no que não conecemos.

      Excluir
    3. Disseste bem! a Gláucia tem muita coerencia no que publicou!

      Excluir
    4. É POR ISSO QUE ELA É PROFESSORA CONHECEDORA DO JUDAISMO E DAS TRADIÇÕES, E VOCE NÃO!!!!

      Excluir
  7. Admiro seus comentários, mas
    gostaria saber sua posição em relação a volta de JESUS, se você acredita ou nâo, pois tenho conhecimento de algumas pessoas que ensinam mas não acreditam. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz
    Dou aula de hebraico e fico feliz quando vejo um comentário tremendo como esse.
    Certíssima a exegese.

    ResponderExcluir
  9. Honestamente, não creio que isto prove o ponto de vista. Afinal, ela foi elevada, a quê? Elevada em holocausto? Então como não foi sacrifício? Há uma relutância em aceitar que Jefté foi precipitado em seu voto, e tenha feito tal barbárie. Não era Jefté um homem versado na Torah. Ele foi expulso de casa e andava com homens levianos. É interessante que a narrativa começa afirmando isto. YHWH não pediu nada a Jefté, e este só aceitou lutar por Israel se recebesse como recompensa pela vitória a condição de cabeça. Seu tempo de Juiz foi de apenas 6 anos, um tempo bem abaixo em relação a outros juízes. O fato é que a exegese não favorece nenhum ponto de vista, afinal o termo holocausto por ser interpretado como elevar ou como outros declaram entrega. Então, neste caso, prefiro o contexto. Alguns alegam que Jefté é lembrado na epístola aos hebreus como herói da fé, mas também Davi, o adúltero e assassino. Também Baraque, o covarde. Gideão, aquele que depois de vencer seus inimigos perdeu seu sendo e por meio de uma estola induziu o povo a prostituição. Logo, pintar Jefté de juiz perfeito foge ao escopo da própria narrativa do Livro de Juízes que mostra como homens fracos podem ser instrumento de um DEUS Poderoso e Soberano.

    ResponderExcluir