Primeiro, quero parabenizá-lo pela atenção, pois até agora ninguém (nem aluno) nunca me perguntou sobre I Samuel 15.1-29. No mesmo capítulo aparece uma contradição: no versículo 11 diz que D'us se arrepende, e no 29 que Ele "não mente nem se arrepende, porquanto não é homem para que se arrependa."
Para dar essa complexa resposta ao nosso leitor, foi preciso publicá-la nessa postagem, pois aquelas caixinhas de respostas do Blogger colocam as letras hebraicas muito pequenas.
Por favor, antes de qualquer outra pergunta, leiam atentamente o que está escrito na postagem do dia 14 de maio de 2010, pois eu estou recebendo muitas perguntas em que a própria resposta está inserida no artigo.
Vamos à pergunta:
Bom dia.
Pergunta: e a passagem de 1 Samuel 15.28-29? Lá diz assim (ACF):
"Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa."
Samuel era homem de Deus assim como Moisés (penso eu). Existe alguma coisa no original que descredencie esta tradução de João Ferreira?
"Na passagem de Números há um erro na tradução pelo que a senhora disse. E aqui também há algum erro de tradução?
Eu li um artigo que diz o seguinte: "Naham (não dá escrever corretamente; em cima do primeiro 'a' tem um traço e embaixo do 'h' tem um pingo - rsss...) aparece em 1Cônicas 21.25, Jeremias 18.8, 26.3, Amós 7.3,6 e Jonas 3.10 com a ideia de mudança de direção da ação de Deus. Em cada situação, o Senhor mostra que a ameaça de julgamento pode ser evitada, caso o povo abandone o pecado. Por outro lado, o profeta Samuel disse que Deus "não mente nem se arrepende, porquanto não é homem para que se arrependa." Novamente a palavra empregada é naham. Será que há uma contradição? Por certo que não. Do ponto de vista do homem pode parecer que sim, porque Deus se relaciona conosco de modo dinâmico(...)"
O autor deste artigo cita Gn 6.6: "Então arrependeu-se o [naham] Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe ['atsab] em Seu coração." Segundo o autor, " a palavra naham também significa a dor e a tristeza que são provocadas por eventos desagradáveis. O verbo 'atsab (tem um traço em cima do primeiro 'a'), que significa estar repleto de dor emocional, apoia esta ideia."
O que se pode entender do ponto de vista deste artigo? O autor está certo?
Mais uma pergunta: apesar de ter sido Balaão o propagador da expressão "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?", não foi o Senhor que usou a boca de Balaão para abençoar o povo de Israel? Não foi Deus Quem dirigiu os lábios de Balaão? Será que Deus está limitado a usar somente certo tipo de pessoas para a Sua glória ou usaria quem bem Lhe parecer?"
RESPOSTA:
Vamos ao texto hebraico de I Samuel 15.29 está escrito:
וְגַם "E também....
נֵצַח יִשְׂרָאֵל "(O) Eterno de Israel"
, לֹא יְשַׁקֵּר וְלֹא יִנָּחֵם "não mente e não se arrepende"
: כִּי לֹא אָדָם הוּא, לְהִנָּחֵם "nem Ele é homem, para se arrepender."
Quando Jacó lutou com um homem disse:
כִּי-רָאִיתִי אֱלֹהִים פָּנִים אֶל-פָּנִים Gênesis 32.31
"Porque vi El'him Faces a Faces......"
Isso mesmo El'him tem várias Faces, ou vários Nomes em que Ele se manifesta na Bíblia para podermos entendê-Lo melhor, e para também compreendermos (um pouco) a Sua Grandiosidade.
Enquanto nas versões em português recebemos somente D'us ou Senhor, nas versões em hebraico vemos D'us como El'him, YHWH, Yah, El, El Shadai, Adonai, Elyon, El'him YHWH e vários outros Nomes simples e compostos. Segundo a tradição judaica são dados 72 Nomes preciosos à Ele!
O Texto hebraico de I Samuel 15.11 , D'us já tem outro Nome:
וַיְהִי "E veio..."
, דְּבַר-יְהוָה "....a palavra de YHWH"
, אֶל-שְׁמוּאֵל "El-Israel"
, לֵאמֹר "dizendo....
A partir daí entendemos que D'us, se manifesta ao homem em diversas dimensões. Na dimensão de Eterno, Ele já está inserido na História, e sendo Eterno nunca mudará a Sua Palavra, nem mudará a sua idéia quanto a eternidade do reino de David. A Shaul o reino não foi dado para sempre, nem à sua descendência.
Em relação ao que está escrito no versículo 11: "arrependo-Me de haver posto Shaul como rei..." está D'us na dimensão do homem com o Nome YHWH, e nessa dimensão, D'us condiciona os Seus atos aos pecados e erros humanos para ensiná-los sobre a Sua misericórdia.
Quanto a Balaão, ele é um daquelas pessoas que começa bem no ministério, fazendo a sua parte direitinho, mas que no meio do caminho permite que a vaidade tome conta e começa a falar coisas da cabeça em benefício próprio. D'us não quer servos assim.
Um abraço,
e estamos aqui para estudar JUNTOS!