Ayin/Shin/Resh
A riqueza de Jacó foi planejada pelo próprio. Obviamente, ele teve duas qualidades imprescindíveis para prosperar: generosidade e muita, mas muita paciência.
Não sabemos ao certo onde foi que Jacó aprendeu a ter tanta paciência para aguentar o péssimo hábito de Labão de tirar proveito das pessoas para o próprio benefício. Mas há evidências que Jacó era tão apaixonado por Raquel (Gênesis 29.20) que a sua determinação em ficar com ela superava o incômodo de ser muito mal pago e explorado!!!
Quanto à generosidade, que é a qualidade de dar sem esperar nada em troca, também não sabemos ao certo quando ele adquiriu, pois praticamente ele "vendeu" a sua gostosa comida ao seu irmão faminto. É provável que todo o sofrimento e desconforto que ele passou ao fugir para não morrer, saindo de perto de sua mãe (talvez até na expectativa de nunca mais vê-la, como realmente aconteceu) lhe causou um certo desprendimento de dinheiro e bens. Na sua nova fase, no início da sua viagem de fuga, ele deu sinais de que, embora quisesse muito, ser rico não era o essencial. Assim, fez um voto (neder) para provar a si e a D'us que realmente estava arrependido de ter engando o seu pai e o seu irmão por causa de dinheiro:
"Se D'us for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu D'us; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de D'us; e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." Gênesis 28.20-22
Que diferença! Antes, no conforto e nos mimos de sua mãe, um Jacó doido para ter o direito de administrar da sua maneira todos os bens de seu rico pai. Agora, na tristeza da solidão e da saudades, um Jacó querendo viver somente do essencial, mas que coloca à disposição de D'us uma parcela de tudo o que provavelmente pudesse ganhar de seu trabalho.
Vamos destacar algumas considerações sobre esse texto no hebraico:
נֶדֶר "neder" voto
אֲעַשְּׂרֶנּוּ "darei a dízima"
עַשְּׂרֶ vindo de radical (ayin, shin, resh) "e'sher" "cobrar dízima (imposto de 10%), mesmo radical de "riqueza", "abundância", e do verbo "asor" "enriquecer".
No hebraico, o mesmo radical de "dízima" é usado também para o verbo "enriquecer"!
Separar a dízima inclui controle e planejamento financeiro para os empreendedores. Como diz o sábio Maiomônides: "Não calcules o seu dízimo por estimativa."
וַיִּדַּר יַעֲקֹב, נֶדֶר לֵאמֹר: אִם-יִהְיֶה אֱלֹהִים עִמָּדִי, וּשְׁמָרַנִי בַּדֶּרֶךְ הַזֶּה אֲשֶׁר אָנֹכִי הוֹלֵךְ, וְנָתַן-לִי לֶחֶם לֶאֱכֹל, וּבֶגֶד לִלְבֹּשׁ. כאוְשַׁבְתִּי בְשָׁלוֹם, אֶל-בֵּית אָבִי; וְהָיָה יְהוָה לִי, לֵאלֹהִים. כב וְהָאֶבֶן הַזֹּאת, אֲשֶׁר-שַׂמְתִּי מַצֵּבָה--יִהְיֶה, בֵּית אֱלֹהִים; וְכֹל אֲשֶׁר תִּתֶּן-לִי, עַשֵּׂר אֲעַשְּׂרֶנּוּ לָךְ.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Descobri recentemente este blog, estou me deleitando em aprender e espantada, com tanta sabedoria e conhecimento que tem sido transmitido através das postagens.
ResponderExcluirOlá Losi, esse estudo está em fase de conclusão. Aguarde mais um pouco que o publicaremos.
ExcluirSeja bem vinda!
Estou aguardando! Não sou judia, porém segundo histórias de família meu avô veio ao Brasil fugindo da segunda guerra... E provavelmente era. Hoje procuro viver segundo os ensinamentos da Bíblia, mas me sinto bem deslocada, como se algo me perturbasse muito, quando frequento cultos que pedem dízimos em troca de propriedade e que somente assim, sendo dizimista, Deus irá abençoar. Pastores aterrorizam dizendo que quem não é dizimista o tal devorador irá consumir o que conquistamos. Enfim, uso teu blog como fonte de auxílio para meus estudos.
ExcluirA paz de Deus esteja sempre contigo.
Gostaria de saber sobre jeremias no capítulo 18 a que o texto se refere e em que tempo provavelmente foi escrito
ResponderExcluirSHALOM
ResponderExcluirSHALOM
ResponderExcluirJacó realmente significa aquele que agarra ou como sempre ouvimos usurpador ...
ResponderExcluirDescobri Tela Hebraica ontem ... sensacional
Jacó realmente significa aquele que agarra ou como sempre ouvimos usurpador ...
ResponderExcluirDescobri Tela Hebraica ontem ... sensacional
Como faço para ouvir um estudo seu assim ao vivo? estou apaixonado pela sua forma de ensinar
ResponderExcluirMaravilhoso esta perola que benção é extra forte queria poder ter acesso ha mas estudos como faço
ResponderExcluirQuero esta perola Deus deu para vc as revelações das entre linhas para vc e extra forte queria que vcs postassem mas estudos estarei orando por vcs...
ResponderExcluirEntão o Dízimo revela que Jacó era um empreendedor, exímio planejador fincanceiro, tanto pe que saiu mais rico que o sogro da terra daquele “Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque não fora por mim, certamente hoje me mandarias embora vazio. Mas Deus tem visto a minha aflição e o trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite.” 31:42, que o enganou mais de 10 vezes durante 20 anos (Genesis 31.41)
ResponderExcluir