Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

PARASHAT ÊKEV - Enganando o Próprio Destino


Êkev, עֵקֶב  literalmente o texto inicial fala:

"E (é) porque ouvindo ...."
וְהָיָה עֵקֶב תִּשְׁמְעוּן

  Deuteronômio 7:12 a 11:25

O termo Êkev dá origem também ao nome Jacob, ou Jacó. Esse termo hebraico significa também "enganador", "calcanhar", "salto" e "perseguidor".

Na verdade, Jacó não foi um enganador profissional que confundiu o seu pai e tirou proveito da fome do irmão. Ele é considerado enganador do próprio destino que lhe estava aparentemente decidido. Era segundo filho em ordem de nascimento de gêmeos. Por lei não era primogênito. O que era para ele ser, ele mudou.

Lutou contra as leis da sociedade do mundo antigo. Identificou com agilidade que a herança de seu pai estava sendo ameaçada pelos casamentos de Esaú e não se acomodou. Cauterizou as imposições de Labão em seu casamento com Raquel e em seus negócios não se deixou prejudicar. Prosperou. No momento de agir,  teve idéias de empreendimento, no momento de aceitar, se calou.

Lutou contra o próprio D'us. Não aceitou ser dominado pelo medo de ver a sua família morta pelos soldados de Esaú. Ele definiu o destino que queria, uma rota superior. Deu um salto espiritual e ganhou outro nome magnífico: Israel.

Jacob na verdade não queria enganar pessoas, queria enganar a própria sorte que lhe estava sendo imposta por uma causa conjunta, em benefício da família, da linhagem.


Então Êkev lembra que qualquer um pode mudar o seu destino, escolher caminhos superiores ouvindo as leis, preservando-as e guardando-as. Isso. A vida espiritual é um eterno estudo da Torah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário