Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

PARASHAT REÊ - Não Comas a alma de um animal!

Resultado de imagem para pratos saudáveis

Enquanto a parashat Êkev começa com o verbo "ouvir", a parashat Reê começa com o verbo "ver".
Deuteronômio 11.26 a 16.17

Apesar de várias outras recomendações, é impossível estudar essa parashat sem considerar as leis alimentares. Então veja o que comes!

O alimento físico pode ser um impedimento de unificação com a alma do próprio HaShem. Tudo o que comemos, é absorvido pelo nosso corpo, entra na corrente sanguínea e se alinha à nossa alma. Como o próprio texto diz:

"Sê forte  רַק חֲזַק (restringe os teu desejos) para não comer o sangue, porque sangue, ele é alma, não comas a alma com a carne."   Devarim 12.23

 רַק חֲזַק, לְבִלְתִּי אֲכֹל הַדָּם, כִּי הַדָּם, הוּא הַנָּפֶשׁ; וְלֹא-תֹאכַל הַנֶּפֶש עִם-הַבָּשָׂר

Agora fica um pouco mais fácil entender que se comermos carne de animais carnívoros, absorveremos a sua alma violenta e sanguinária tornando-nos incapazes de nos alinhar à alma Divina.
Nos alimentamos de herbívoros, que calmamente mastigam e digerem seus alimentos selecionadamente vegetais.  

Interessante é a ordem literal do texto hebraico que diz: "não comas alma com carne".....é como se o prato principal  e mais importante fosse a parte espiritual e a carne apenas o complemento. 

Portanto, o que importa, não é o gosto e a aparência de um prato. Os atentos controlam os seus impulsos e enxergam a sua comida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário