Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A origem do Mal




















A primeira menção bíblica sobre o Mal está em Gênesis 2, na proibição sobre comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Este incorporou a serpente, que segundo a tradição (Gênesis 3.14) tinha patas, mas perdeu-as ao mudar o destino do Homem e da Mulher. A foto acima é de uma serpente com uma pata, achada e morta  por uma chinesa.

O objetivo principal do Mal é oferecer um pouco de sua glória e depois intempestivamente retirá-la provocando destruição. A alma saboreia o que há de melhor e depois definha em profunda privação. Isso porque o Mal é um ser inchado que só quer reter, ele não deseja realizar trocas, doar, somente tomar para si.
Existiu um Ser espiritual que interagia com D'us. Simbolizado pelo rei de Tiro em Ezequiel 28, tinha capacidade de interatividade com o Criador: Sabedoria, Entendimento, Conhecimento,Riqueza, Beleza e outros mistérios ocultos do Universo e do Reino.

Em algum momento da Eternidade, esse Ser passou a somente receber essa energia, acumulando, inchando a ponto de romper com D'us. A falta de vínculo com o Bem tornou esse Ser em Mal.

Segundo os rabinos nada na natureza pode existir e se desenvolver de maneira isolada, mas o Homem após o conhecimento do Bem e do Mal carrega a memória dessa ruptura.
Textos sobre o assunto:
1.Esse Ser foi um querubim ungido e criado por D'us antes do Éden: Ezequiel 28.13-14
2.Era perfeito em Sabedoria e Formosura: Ezequiel 28.12
3. Foi perfeito desde o dia de sua criação até o dia de sua rebelião: Ezequiel 28.15
4. Multiplicou a sua permutação com D'us, mas pela falsa ambição interrompeu a sua troca e passou a encher o seu interior de violência. Consequentemente foi lançado fora profanado: Ezequiel 28.16-17, Isaías 14.13
5. Cometeu injustiça nas suas trocas para acumular mais: Ezequiel 28.18
6. Tentou ser como o D'us Altíssimo: Isaías 14.14
7. Foi cortado e rebaixado dos Céus à Terra: Isaías 14.12

Gláucia Vilela

9 comentários:

  1. Assisti a um Programa no History Channel, no qual um phd em história comentava qua a palavra querubim vem de Querub e siginifica: Leão com Asas. Isto procede? sendo assim, HaSatan, sendo querubim, possui esta forma? Na brit-chadasha fala-se que Hasatan fica ao derredor, como um Leão, buscando a quem possa tragar. Pode comentar um pouco sobre isso? um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kerubim vem de keruv, no hebraico escrito com as letras caf,resh, vav e beit, vem de "kar'evel" envolver, cobrir, porque os querubins cobriam e guardavam com suas asas a Arca no Tabernáculo.
      Já ouviu uma professora israelita associar "keruv" à palavra "cruz"...

      Excluir
    2. Querubins eram robôs com asas usados no transportes dos elohim. Por isso se diz na Bíblia que o elohim YHWH montou no seu Querubim e voou pelo céu. Talvez ele tenha usado um destes robôs para perseguir Moisés no deserto quando teve vontade de matá-lo. A paz de Jesus.

      Excluir
  2. O MAL É UMA POSSIBILIDADE A TODO AQUELE QUE POSSUE LIVRE ARBITRIO. DEUS TEM TODO PODER , ELE PODERIA TER ESCOLHIDO SER MENTIROSO E INJUSTO, MAS ANTES QUE DE COMPARTILHAR DA LIBERDADE DE ARBITRIO QUE POSSUE EM NIVEL SUPREMO, DEUS FEZ UMA ESCOLHA PARA SI MESMO E DEUS ESCOLHEU SER BOM. DEUS EM SEUS ATOS NAO ESCOLHEU A ANARQUIA, A LIBERTINAGEM, DEUS CRIOU E ESCOLHEU A ORDEM. NA VIDA SEMPRE TEREMOS ESCOLHAS SEMELHANTES A FAZER , POIS FOMOS CRIADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS COM POTENCIAL E LIBERDADE DE "CRIACAO" DE REALIDADES SEGUNDO NOSSAS ESCOLHAS OU JUÍZOS.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=jwQ0waPkEqU&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Shalom Morah,preciso de aulas de Hebraico Bíblico sera você da aula por Web cam,ou tem alguma sala de aula que eu possa se matricular pago por hora se estiver disposta ,pois tenho lido suas publicação
    tenho gostado de sua maneira de explicar .

    ResponderExcluir
  5. Acho que isso é um mito católico ou talvez árabe, já que consta no Coran algo parecido. Mas se o texto de Ezequiel fala mesmo desse hasatan, e que isso se deu antes do Éden como é afirmado, como então no Éden ele ainda era perfeito ? "Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
    Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
    Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti."



    Ezequiel 28:13-15

    ResponderExcluir
  6. O judaísmo acredita que um anjo se rebelou? ou em anjos que tem a missão de provar os homens? Rashi tem uma opinião diferente da sua?

    ResponderExcluir
  7. Satã é um anjo escalado para cumprir o desejo divino sem entrar em conflito com o Seu Criador. O erro dele foi tentar se elevar a um nível mais elevado que seu estado era destinado. Aí se torna um ser que provoca o "mal" sempre como uma missão divina. Então a minha opinião não difere da de Rashi.

    ResponderExcluir