Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por que Abrão saiu de Ur?


Hawkes, Nigel, Structures, Macmillan, New York, 1990. Newhouse, E. L., ed., The Builders, The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992

As fotos acima são de um zigurate ao deus da lua Nanna, encontrado na região da antiga Ur.

Ur era considerada umas das cidades mais prósperas e desenvolvidas da Suméria.
"Se a cidade que D'us disse a Abrão para deixar era grande, o lar que ele deixou prá trás parece ter sido menos que religioso. Poderia supor que Terá fosse um homem crente, que educou seu filho, Abrão, para crer num único D'us, diferente das pessoas de seus dias, mas isto não foi bem assim. Josué, em suas palavras de despedida no final de sua vida, nos dá uma compreensão melhor do caráter de Terá:
Então, disse Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor, D'us de Israel: Antigamente, vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses. (Josué 24:2)
Podemos então dizer que Terá foi idólatra, tal como aqueles de seus dias. Não é de se estranhar que D'us ordenasse a Abrão para deixar a casa de seus pais (Gênesis 12:1)."

E por que Abrão abandonou os deuses de Ur para ouvir, crer e obedecer a voz do D'us Único ("Echad")?
Recomendo antes, para melhor compreensão sobre a terra natal de Abrão , fazer uma visita virtual ao Museu do Iraque :
(ligue o som)

Uma boa interpretação da mensagem bíblica inclui a compreensão do contexto histórico e econômico da época em que os pais da fé viveram.
Para descobrir a resposta de nossa pergunta, vou destacar dois achados arqueológicos de Ur e cidades vizinhas, por isso, faça o seguinte roteiro no museu:
1.Na página central dos Halls entre no Hall Pré-Histórico. Encontramos à esquerda a estatueta de uma figura feminina. À ela está associado um vídeo que fala sobre a arquitetura das casas na época e sua vinculação à religiosidade. Essa imagem foi encontrada em Ur (veja descrição, terceira estatueta ao fundo) e é uma espécie de amuleto, representando uma enfermeira-deusa com um bebê no colo. Os riscos em seu ventre enaltecem os seus poderes na área da fertilidade.

2. Volte ao hall central e entre no Hall Sumeriano. Ao fundo vemos um mapa e a primeira obra à esquerda é um frizo encontrado em um santuário de Tell al-Ubaid, zona urbanizada por reis da dinastia de Ur. Ele retrata homens numa espécie de fábrica de iogurte ou queijo. Naquela época o leite e os bezerros, representados à direita da escultura, eram símbolos de fecundidade e bençãos na família.
Criado em um ambiente em que se cultuava tanto aos deuses da fertilidade, Abrão tinha um grande problema, Sarai, a mulher que ele tanto amava, era estéril.
A religiosidade de Ur passou a oprimir Abrão, daí a sua primeira decepção com os deuses de sua terra natal.
Essa é primeira pista para responder a nossa pergunta. A segunda dica, é a seguinte: Abrão, era primogênito de Terá, e este tinha terras e propriedades em Ur. Naor, segundo filho de Terá, permaneceu na cidade. (Gênesis 11.26-31).

Com a resposta, veremos um linda história de amor entre pai e filho, e repetidos atos de compaixão e solidariedade entre os membros da família de Abrão.
Boa pesquisa!
Sobre a cidade de Ur, visite também o link:
(continua) Gláucia Vilela

19 comentários:

  1. SHALON, PROFESSORA GLAUCIA, SE FOR POSSÍVEL, GOSTARIA QUE VC ME EXPLICASSE ESTES DOIS TEXTOS NO ORIGINAL. 1SAMUEL 18, O AMOR DE JÔNATAS E DAVI E 1SAMUEL 28.1-25 QUEM APARECEU A SAUL? DESDE JÁ A AGRADEÇO, E LEMBRANDO A VC, COMO PARTICIPAR DO SEU CURSO DE EXEGESE. SHALON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não entendem muito bem a intensidade do amor de Jonatas e a correspondência por parte de David porque não leram com atenção a história dos dois no livro de ISamuel. O amor deles está sempre associado a uma aliança política proposta por Jonatas, que foi firmada em Isamuel 18.3 e rearfirmada em I Samuel em 20.8,16 e cap 23.18. Jonatas era um nacionalista apaixonado e queria muito ser rei de Israel no lugar do pai. Percebeu que não seria pois David já tinha a Unção.Seria então vice rei conforme propos em I Samuel 23.17. Existia realmente um amor genuíno por parte de Jonatas e sua irmã Mical (I Samuel 18.20) pois David tinha uma personalidade cativante além da Unção. Mas segundo a história esse amor começou condicionalmente!!! Até os sentimentos gerados no coração de um homem nascem de um contexto, de uma identificação. Ah, David era espada: I Samuel 21.5.

      Excluir
  2. A pergunta sobre quem apareceu a Shaul em I Samuel 28 é record disparada. Se eu fosse cobrar 5 reais por resposta talvez ficaria rica!
    Enquanto penso se fico rica ou não, vou fazer com você o mesmo o que faço com os meus alunos. Vou dizer QUEM NÃO FOI que apareceu a Shaul.

    Não foi um demônio como muitos dizem porque a Bíbia é muito Sagrada para dar espaço a argumentos e profecias óbvias de demônios, ainda mais citando o Nome de YHWH!
    Não foi Samuel, embora o texto hebraico diga com todas as palavras "Samuel disse a Shaul", porque ele estava morto e sua alma tinha coisa melhor para fazer na Glória.
    A resposta está no histórico de Shaul e um pouco de perspicácia, não precisando de leitura do texto hebraico.
    Mazal Tov!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, obrigado pela resposta, Quanto a Davi, com certeza, ele era heterossexual, pois se não para que um monte de mulheres que ele tinha, Mical, Bate Seba, etc... quanto a Saul, pela própria palavra no texto, não foram todos os filhos de Saul mortos, ou seja, a palavra ali disse que todos seriam mortos, também disse que seria amanhã, e na realidade foi muitos dias a mais, eis a perspcácia bíblica, qualquer dúvida me dirijo a você de novo, outra coisa estou procurando uma foto minha, ok, pois tentei com as que tenho mas o tamanho é grande, não é porque não quero me identificar. E lembrando estou aguardando o livro, vai ser uma benção. Me avise meu e-mail está aí, quanto ao curso lamento, mas está na benção, aguardo, Mazal Tov! Professora Glaucia.

      Excluir
    2. estou muito impressionado com a profundidade deste site...Agradeço muito professora Glaucia

      Excluir
  3. Moisés, é lenda ou existiu de fato?

    ResponderExcluir
  4. O CLAMOR DE QUEM CHEGOU A DEUS?
    porque nós vamos destruir este lugar, porquanto o seu clamor se tem avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.

    Gênesis 19:13

    ResponderExcluir
  5. Shalon professora! Uma curiosidade sobre um texto do Salmo 23. Estaria o primeiro verso escrito "O Senhor é meu pastor e Ele não faltará a mim?
    Shalon

    ResponderExcluir
  6. Shalon professora!
    O primeiro verso do Salmo 23 é de fato o Senhor é meu pastor e nada me faltará? Ou O Senhor é meu pastor e Ele não me faltará... ? Me parece que o Salmo em questão, esta falando de intimidade com o Senhor, o que é a razão de toda a proteção, direção, provisão e promoção, correto?
    Outrossim, estou escrevendo um livro sobre o Salmo 23 e o Salmo 1. Além dos ricos ensinos deste blog, há algo que me recomende, tal como livros etc...?
    Shalon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente entender o texto no original hebraico e você descobrirá mais coisas; recomendo que você ao invés de procurar comentários cristão que batem na mesma tecla, procure comentários judaicos, e ampliará a sua visão. Há muitos sites ortodoxos interessantes.Boa sorte!

      Excluir
  7. olá tenho aprendido muito ,minha internet é lenta e não posso ler com clareza os assuntos ,tem como enviar algum assunto especifico.

    ResponderExcluir
  8. Professora , não leio grego nem hebraico , gostaria de saber se eu poderia me enveredar pelas sendas dos textos originais da Bíblia , existe algum original em português que pudesse me recomendar ???

    ResponderExcluir
  9. Professora , não leio grego nem hebraico , gostaria de saber se eu poderia me enveredar pelas sendas dos textos originais da Bíblia , existe algum original em português que pudesse me recomendar ???

    ResponderExcluir
  10. Professora, visualizo que a senhora conhece muito a respeito dos originais das Escrituras.Posso concluir que a senhora sabe que nos originais não existem Deus nem jesus é lá traz os nomes originais do Supremo Criador e do seu filho : yaohuh e yaohushua ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os originais das Escrituras Hebraicas os Nomes de D'us, são diversos: El'him, IHWH, Adonai, El Ely', Yah.....
      As traduções só usam D'us e Senhor....que às vezes traz confusão. Um exemplo: Salmos 110.1 na versão cristã ARA: "Disse
      o Senhor ao meu senhor: assenta-te à minha direita." A versão judaica do livro Tehilim da Editora McKlausen:"As palavras do Senhor: ao Meu mestre, espera à minha direita...."

      Excluir
  11. Boa noite, professora. Poderia me explicar o significado da palavra "Sai-te" usada no gênesis 12.1 לֶךְ-לְךָ

    E palavra usada em Gn 22:2 לְעֹלָה

    ResponderExcluir