Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Jacó: o Grande Empreendedor

Ayin/Shin/Resh A riqueza de Jacó foi planejada pelo próprio. Obviamente, ele teve duas qualidades imprescindíveis para prosperar: generosi...

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pessach Casher ve-Sameach!

Hoje,15 de nissan, 29 de março de 2010, toda a nação judaica inicia à noite, o primeiro seder de Pessach, (do hebraico פסח, significa Passagem) cujos os preparativos já começaram no pôr do sol de ontem (após 18:25hs).
Domingo foi a tradicional limpeza da casa com a busca do Châmets (pães, biscoitos, macarrões, teoricamente tudo o que leva trigo, cevada, aveia, centeio e seus derivados e que foram deixados fermentados).
Durante os oito dias de Pessach somente se pode consumir matzá, que são pães sem fermentação.
A saída do Egito deveria ser tão apressada, que esperar a fermentação dos pães seria um embargo para os hebreus. Assim, o fermento em Pessach simboliza um atraso para a libertação da escravidão.
Pessach Casher ve-Sameach, uma feliz Passagem à recordação da libertação de Israel a todos,
e que sejam retirados os obstáculos à Santidade de nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário