Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

domingo, 10 de outubro de 2010

Moisés viu D'us? Êxodo 33.11 O Fenômeno da Sinestesia




http://escuelasabatica.files.wordpress.com/2008/06/temple.jpg




Com a queda, a visão do homem do mundo espiritual se tornou tão limitada que ele não consegue dedectar certos movimentos ao seu redor. Isso porque seus olhos abriram para o mal (Gênesis 3.7) e este tem a função primordial de ocupar ou distrair os nossos sentidos. Antes, Adão e Eva tinham os seus canais inseridos no mundo espiritual de D'us. Após o pecado passaram a dividir a sua visão do bem com as coisas do mal. Essa divisão passou a enfraquecer a sensibilidade do homem ao mundo espiritual.

O servo de Eliseu não enxergou o mundo espiritual num momento de perseguição, assim o profeta orou:

"Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
II Reis 6.17

Cinco sentidos nós temos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Todos são representados e ativados nas cerimônias dos hebreus no Tabernáculo: no lavatório (tato), na mesa dos pães (paladar), no incensário (olfato), no candelabro (visão) , no ouvir da leitura das Tábuas (audição), etc. São formas de D'us se comunicar com o homem que o mal procura bloquear ou distrair.

A questão se Moisés viu ou não D'us está no versículo:

"Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo." Êxodo 33.11

comparado a :

"Não poderás ver a Minha face, pois homem nenhum pode ver a Minha face, e viver." Êxodo 33.20

O que ocorreu com Moisés foi o seguinte: ele conseguiu desligar os seus sentidos das distrações e vozes do mundo e voltou-os totalmente para sentir D'us. Nessa dimensão, a presença Dele é tão próxima e intensa que os cinco sentidos se tornam um só! Eles se misturam formando um canal e ele ouviu, sentiu e viu ao mesmo tempo. ** A esse fenômeno denominamos SINESTESIA.(1)

No texto hebraico de Êxodo 33.11

וְדִבֶּר יְהוָה אֶל-מֹשֶׁה
"E falava YHWH para ('el = à, em direção, junto a) Moisés
פָּנִים אֶל-פָּנִים
faces à faces*
כַּאֲשֶׁר יְדַבֵּר אִישׁ אֶל-רֵעֵהוּ
(Como) quando se fala um homem para seu companheiro (amigo)."

O texto não diz que Moisés viu as faces de D'us, o texto diz que Moisés OUVIU as faces de D'us!

O primeiro passo para se achegar a Ele é ouvir a Sua voz. O sentido que D'us mais tem investido no homem para se comunicar é a audição: "Shemá, Israel" ou "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D'us é o Único -Echad- Senhor."(Deuteronômio 6.4).

Observações importantes:

* no hebraico literal não existe o termo singular "face", são "faces" espirituais; não pode-se confundir com "face" física, ou rosto.

Moisés tentou compreender isso após a experiência de Êxodo33.11:
הַרְאֵנִי נָא, אֶת-כְּבֹדֶךָ
" A minha visão, por favor, da Sua Glória!" Êxodo 33.18
Nas interpretações judaicas Moisés queria dizer: "Deixa-me compreender, por favor, Tua Única natureza!"

Exemplos sobre a mistura de sentidos em experiências de homens com D'us,
onde há a grande sensação de "ver" e o temor gerado por ela:
Israel no deserto
"Quando o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o clangor da buzina, e o monte fumegante, tremeu de medo, retirou-se, pôs-se de longe, e disse a Moisés: Fala tu conosco, para que não morramos." Êxodo 20.19
Ezequiel
"...este era o aspecto da semelhança da Glória do Senhor; vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava." Ezequiel 1 - leia 4 a 28.
Elias
"Disse-lhe D'us: Vem para fora, e põe-te neste monte perante as faces do Senhor, pois Ele vai passar." "...Depois do fogo uma voz calma e suave. Ouvindo-a Elias, envolveu o rosto na capa..."
I Reis 19, leia de 11-13
Jacó
"...porque lutaste com D'us e com os homens, e prevaleceste." Gênesis 32.28
"Vi a D'us faces a faces, e minha vida foi poupada." Gênesis 32.30
Gideão"Ai de mim, Senhor D'us, que vi o anjo do Senhor faces a faces." Juízes 6.22
Isaías"Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros...e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!" Isaías 6.5
** foi o pecado que separou os nossos sentidos: "foram abertos os olhos" Gênesis 3.7; a visão desvinculada dos outros sentidos é carnal.


(1) SINESTESIA
Fonte:http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/sinestesia.htm
autora: Paula Loredo



A sinestesia é uma condição neurológica que provoca uma mistura dos sentidos.

sinestesia é uma condição neurológica do cérebro que interpreta de diferentes formas os sinais percebidos pelo nosso sistema sensorial. É uma confusão neurológica que provoca a percepção de vários sentidos de uma só vez. Essa condição não é considerada uma doença mental, e sim uma forma diferente que o cérebro tem de interpretar os sinais. Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas.  
A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas. “A sinestesia é comum em algumas famílias, e está relacionada a pelo menos três cromossomos”, diz a psicóloga britânica Julia Simner, da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Em 1960, John Locke descreveu pela primeira vez a sinestesia, ao relatar o caso de um cego que percebeu o que era a cor vermelha pelo som de uma trompa. Na medicina, o primeiro caso registrado de sinestesia se deu em 1922 com uma criança de quatro anos de idade.
As associações sinestésicas podem estimular a memória, por isso vários artistas, músicos, escritores, dentre outros, mencionam a sinestesia como um importante componente em seus trabalhos. No século XIX, um artista podia se passar por sinestésico para ficar mais próximo do invulgar, do excêntrico e até da perfeição humana. O artista plástico russo Kandinsky sentia fascínio pelos sinestésicos, e utilizou a sinestesia entre a música e a pintura para inspirar suas obras.
As pesquisas sobre tal assunto tiveram início há poucos anos, por isso não se tem um teste que comprove adequadamente se a pessoa é ou não sinestésica.  O teste mais utilizado atualmente foi desenvolvido pelo professor de psicopatologia do desenvolvimento Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge. O teste, chamado de Teste da Genuidade (TG), mede a estabilidade da relação entre estímulos e respostas ao longo do tempo. Uma sequência de estímulos (cores, sons, odores, palavras) é apresentada ao provável sinestésico, e em seguida suas respostas sensoriais são registradas. Outro teste é feito baseando-se na pesquisa visual. Em um quadro com letras em branco e preto estão “escondidas” outras letras vistas pelo sinestésico como coloridas.


Pessoas sinestésicas associam notas musicais a cores.

23 comentários:

  1. Professora, é sempre muito bom passar um tempo aqui, aprendendo com você. Que o Senhor seja louvado.

    ResponderExcluir
  2. ORO PARA QUE A RECOMPENSA VENHA DO CEU. PARA MIM AQUI É UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO.

    ResponderExcluir
  3. Querido Anônimo,
    Gostaria de contar uma coisa.Um milagre.
    Para cada postagem recebo algumas novas recompensas do céu.
    Isso quer dizer que as suas orações já foram respondidas!
    Às vezes lamento muito por não conseguir estudar mais por causa dos meus compromissos diários, mas a nossa recompensa na Eternidade não será maior?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo estudo,, muito lindo.....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita,Pr. Peres.
    Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  6. Cara Glaucia,
    Sou Espirita e visitei vossa pagina. Gostei muito dos vossos estudos. Agosto muito dos Evangelhos e o Velho Testamento que vem da Torá e a senhora é uma excelente professora. Parabens!
    Só lamento nao poder copiar parte das paginas para divulgar com meus irmãos.
    Mazal Tov!
    JCunha

    ResponderExcluir
  7. QUANDO O TEXTO BIBLICO FALA QUE NINGUEM VIU A DEUS NAO ESTA TRATANDO DE DIZER QUE IMPOSSIVEL VER DEUS OU QUE DEUS NAO PODE SER VISTO DE VERDADE. O QUE O TEXTO BIBLICO ESTA ENSINANDO É QUE NINGUEM POR CAPACIDADE PROPRIA PODE INVADIR OU MANIPULAR A INTIMIDADE DE DEUS PARA CONHECE-LO COMO SE ELE FOSSE UM RATINHO DE LABORATORIO PARA EXAMES OU AINDA ALGUMA CELEBRIDADE LOUCA POR FAMA A QUALQUER CUSTO. O ETERNO PODE SER VISTO E MUITOS VIRAM DEUS E ESCUTARAM DEUS. ESCUTAR A VOZ DE DEUS. HA QUEM DIGA QUE PODEMOS ESCUTAR DEUS , MAS NUNCA VÊ-LO, ORA AUDICAO É UM DOS CINCO SENTIDOS COMO A VISAO. SE OS OUVIDOS HUMANOS PODEM OUVIR A VOZ DE DEUS OS OLHOS HUMANOS TAMBEM PODEM , POIS A CAPACIDADE NAO ESTA EM NÓS E SIM NO QUERER DE DEUS EM SE REVELAR. O ALTISSIMO REVELA A SUA INTIMIDADE QUANDO QUER E A QUEM QUER...NINGUEM O VERÁ SE ELE NAO CONCEDER ESSE DIREITO.É ISSO QUE A BIBLIA TA DIZENDO; O QUE É BASTANTE DIFERENTE DE DIZER QUE DEUS NAO PODE SE APRENSENTAR VISIVELMENTE EM SUA PLENITUDE A NINGUEM. NAO ESQUEÇAM..., PARA DEUS NAO HÁ IMPOSSIVEIS E SE APRESENTAR VISIVELMENTE NAO FERE SUA SANTIDADE E JUSTICA, OU SEJA, DEUS PODE SER VISTO, MAS ISSO NAO É RESULTADO DE ALGUM MÉRITO PARTICULAR DE CRIATURA INTELIGENTE ALGUMA...

    QUEM TEM OLHOS PARA VER E OUVIDOS PARA ESCUTAR O QUE O ESPIRITO DE DEUS DIZ !

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários. Bem diferente do que tenho ouvido ao longo dos meus 42 anos dos quais a maioria deles vividos na igreja batista. Lendo o texto de Exodo 33: 11 e 20 fiz-me algumas perguntas e percebi que deveria ver como interpreta o mesmo texto, uma mente judaica. Concordo. Se nada é impossível a D'us, como não poderia revelar-se aos homens se assim o quisesse?

    SHALOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí.
      Grata pela participação TST Lima!

      Excluir
    2. Ah, muitos já receberam anjos em casa sem saber... D'us tem formas peculiares de se revelar!

      Excluir
  9. Muito bom essa matéria, é necessário buscar nos escritos originais, a postura do escritor. Para sanar essa dificuldade é sempre bom poder contar com um blog voltado para esse tipo de assunto. Valeu! Sucesso.

    ResponderExcluir
  10. só não gostei da parte q agente não pode copiar...por favor minha gente eu tava precisando tanto... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Mas infelizmente passamos pelo desconforto de pessoas copiarem e colarem os textos que tem registro "Tela Hebraica" e não darem os devidos créditos....isso é plágio, e plágio é crime! Lembramos que quando consultamos alguma obra aqui, ela é usada apenas como ferramenta de estudos, os seus textos não são copiados, e sempre, sim, sempre, ela é citada em Bibliografia.
      Respeitamos os textos e o trabalho de outros
      autores!
      Um abraço, e seja sempre vindo.

      Excluir
  11. Baruch Hashem, muito bom desvendarmos o que o Eterno quis dizer na lashon Hakodesh.
    muito bom sua página adicionei em meus favoritos e tenho aprendido muito.
    shalom.

    ResponderExcluir
  12. Já li em algumas obras que a saída de Moisés do Egito, foi uma fuga. Outros negam, mantendo a linha bíblica. O próprio Flávio Josefo, dá margens à fuga. Afinal essa saída foi uma fuga? qual a razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, para mim foi Fuga e Saída.....com muita Razão e Sensibilidade!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Fugiram das atrocidades e cobranças do aluguel e saíram para a casa própria, digamos!rsrsrs...

      Excluir
  13. O que é mais importante, ter a divulgação ou ter os créditos? precisamos entender que tudo o que temos no reino Espiritual e pra ser divulgado e para que as pessoas sejam impactadas com os estudos, logo se retemos o temos estamos sendo medíocres, libere os estudos minha amada, quantas pessoas aprenderiam mais com os achados e experiências espirituais que a Sr.(a) esta tendo...

    ResponderExcluir
  14. Ótimo ....isso nos abre mais o entendimento

    ResponderExcluir