Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

domingo, 11 de setembro de 2016

Por que os judeus não comem carne de porco? Uma reflexão espiritual.

Alguns sábios judeus tinham a habilidade de responder uma pergunta com outra pergunta para induzir à reflexão. Assim antes de responder à pergunta título, vamos perguntar:

"Por que na Torah existe a ordem para o povo comer carne de ruminantes?"( Levíticos 11.3)
telahebraica.blogspot.com.br

Os ruminantes se alimentam basicamente de vegetais (folhagem), portanto são considerados herbívoros (consumidores de primeira ordem).

O aparelho digestivo de ruminantes foi fabricado basicamente com quatro compartimentos:



Rúmen ("paunch" ou "heres")
Retículo ("reticulum" ou "bet ha kosot")
Omaso ( "omasum" ou "hemses")
Abomaso


O funcionamento deles é subdividido em duas etapas.

Na primeira etapa o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo. Na segunda, o bolo alimentar regurgitado retorna à boca através de contrações, sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso.

Haja paciência e tempo para consumir esse capim!

Esse tipo de digestão confere um maior aproveitamento energético dos alimentos aos ruminantes.
telahebraica.blogspot.com.br

Temos exemplos de outros mamíferos ruminantes: carneiros, bovinos e girafa.

No Talmud, aprendemos que o tempo que o ser humano leva para consumir cada refeição pode influenciar e prolongar os seus anos de vida. Resumindo: 

Comer lentamente é mais saudável.

Alguns interpretam que se deve prolongar a refeição intercalando-a com palavras da Torah. O hábito de fazer as refeições em grupo também evita a vergonha de consumir o alimento de forma rápida e voraz. Enfim, não se deve sair precipitadamente de mesa após engolir o alimento. Devemos corrigir o que as pessoas habitualmente fazem, ou seja, nem sentam na mesa para realizar a maioria de suas refeições (um grande erro contra a vida espiritual e consequentemente contra a própria saúde). 
telahebraica.blogspot.com.br

Quando come-se carne de ruminantes com cascos genuínos  (o casco resguarda os pés das impurezas da terra), como ordena-se na Torah (Levíticos 11.3), coloca-se a própria Torah na mesa das refeições, que para os judeus é também um altar. Deveríamos demorar no consumo de nossos alimentos, assim como deveríamos demorar para estudar a Lei. Acrescentando algo sagrado à mesa, nos tornamos credores de uma vida mais duradoura e tranquila, como o tempo da refeição.

No ponto de vista de alma, os ruminantes possuem em sua alma o registro de refeições bem mastigadas, tranquilas e duradouras. Quando uma pessoa come ela não está somente digerindo elementos e propriedades físicas do alimento, "mas o aspecto de Divindade que ele contém e que sustenta a própria alma." (Ética do Sinai - Ensinamentos dos Sábios do Talmud de Irving M. Bunim)

O porco não é um ruminante, ele também não tem muitos critérios alimentares bem definidos. Come de forma voraz, e muitas das vezes fica feliz com restos. O porco não é um animal mau, é apenas um animal programado para comer assim. Não podemos comer porco, assim como não podemos comer cachorros, gatos e leões. 
E algumas crianças perguntam que se não podemos consumir animais não casher (proibidos), então por que existem. A resposta é muito simples. Esses animais existem para que não deixemos as nossas más inclinações agirem como esses animais: comendo rápido e sem critérios de limpeza e de seleção! Olha que lindo! A preocupação do Eterno em criar bichinhos tão simpáticos, mas também tão barulhentos e escandalosos como os porcos, que chamam a atenção para o que não devemos fazer com as nossas refeições: comê-las de forma rápida e sem criteriosa inspeção!
telahebraica.blogspot.com.br

Outro exemplo é sobre a proibição de comermos animais que consomem outros animais. Os carnívoros são vorazes, comem sangue, e ás vezes de animais ainda vivos! Eles tem em sua existência a alma violenta e agressiva. Não são animais maus, mas belos exemplos também de comportamentos que não devemos repetir. 


Antes que me perguntem, cavalos não são ruminantes!

Para reflexão:

"Rabi Shimon diz: Se três homens comeram à mesa e não falaram nela da Torah, é como se tivessem comido de sacrifícios aos mortos, pois foi dito: "Porque todas as mesas (deles) estão cheias de vômitos e imundícias" e sem o Onipresente (D'us). (Isaías 28.8). Mas se três comeram à mesa e falaram da Torah, é como se tivessem comido à mesa do Onipresente (D'us), pois foi dito: "E me disse: Esta é a mesa que está perante o Eterno." (Ezequiel 41.22)

  (Ética do Sinai - Ensinamentos dos Sábios do Talmud de Irving M. Bunim _ Editora e Livraria Sêfer, 3ª edição - pg.139)

Bibliografia:

1. Digestão dos Ruminantes (e imagem): http://brasilescola.uol.com.br/biologia/digestao-dos-ruminantes.htm
2. Ética do Sinai - Ensinamentos dos Sábios do Talmud de Irving M. Bunim - Editora e Livraria Sêfer, 3ª edição - pg.139)

47 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa sua colocação, só nao esqueça que esse texto não está julgando ninguém. A escolha de ser puro ou impuro é individual. Mas Deus julgará a todos.

      Excluir
    2. Romanos 14.3 parece mais adequado ao que vc quis dizer,porem toda vez que Paulo fala de alimentos,ele se refere ao que é alimento para um judeu, pois ele era judeu e ele não esta chamando de alimentos qualquer coisa que se move sozinha.

      Excluir
    3. Acho que Romanos 14:3 combina mais com o que vc quis dizer,e quando Paulo fala de alimentos esta falando do que é alimentos para o judeu e não chamando de alimentos tudo que se move.

      Excluir
    4. Romanos 14.3 parece mais adequado ao que vc quis dizer,porem toda vez que Paulo fala de alimentos,ele se refere ao que é alimento para um judeu, pois ele era judeu e ele não esta chamando de alimentos qualquer coisa que se move sozinha.

      Excluir
    5. Gostaria de saber qual a sua dificuldade de entender? O texto vem para mostrar que os judeus etm um entendimento mais elevado que os cristãos sobre alimentos. Esse texto traz um sentido maravilhoso da palavra sobre os alimentos que o Criador determinou para os JUDEUS atraves da Torah. Sobre Romanos 14 essa é uma outra discussão sobre alimentos, especificamente sobre ser ou não vegetariano e que sua escolha não o torna melhor que ninguem. Sobre o não se alimentar de carne suina...essa Lei não foi dada aos cristãos e diante disso não cabe a esses a observancia dessa dieta alimentar. Basta consultar os outros varios livros judaicos que informa quais são as leis para os não judeus seguirem e pode ter certeza que nào foi dado aos cristãos as Leis da Torah, ou seja, nem os 10 mandamentos não nos cabe, pois foi dado para Moshe para transmitir ao seu povo, não ao nosso.

      Excluir
    6. Nos 10 mandamentos diz que "nao teras outro deus senao eu, A-do-nay" - portanto, orar para qualquer pessoa, mesmo tendo feito grandes milagres ou nao, eh idolatria...

      E sobre "Romanos" eh um livro Cristao, e nao tem nada que ver com Judaismo, portanto sua colocacao nao faz o menor sentido, os Judeus nao reconhecem Romanos, nem Hebreus, nem Filipenses, nem o Evangelho, nem Apocalipse...

      A unica proibicao de um nao-judeu sobre alimentacao esta nas 7 leis de Noeh, que eh nao comer nada de um animal ainda vivo...

      Eu nao entendo porquê tantos cristaos, com todo respeito, querem se auto-proclamar israelitas sem sequer fazer a circuncisao, sequer seguir as leis judaicas, e ainda colocar um homem no lugar de D'us e adora-lo achando que soh porque esse homem assim disse, ele eh o proprio D'us.

      Entao gente, nao se preocupem com isso, procurem sim sobre os Filhos de Noé, as 7 leis de Noé, e sejam felizes... eh muito simples.

      E os Judeus continuarao seguindo a Lei, e orando ao D'us de Israel sem intermediarios, sem Romanos 14.

      Felicidades a todos

      Excluir
    7. Amigo Anônimo.
      Yehoshua nunca disse ser D'us.
      O diálogo em João 10:31-36 é bem elucidativo quanto a isto:
      https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/João/10/(Percebam a comparação com os salmos que ele faz na sua defesa e como ela nada tem a ver com ser o próprio D'us)

      Algumas coisas que eles disse foram chocantes na época e são interpretadas diversamente hoje em dia, mas sempre há de se distinguir o que ELE DIZIA de si mesmo (Jo 5:19, 8:54,14:28; Mar 10:18, 13:32) e o que dizem dele (Jo 5:18; Mar 15:29), ontem e hoje.

      Sobre a palavra idolatria, ela tem este "latria" no nome por um bom motivo, e Yehoshua (como ele mesmo era um judeu circuncidado e zeloso pela Torah - Confira em Lucas 2:21-24) concorda totalmente com o povo judeu neste respeito, diz claramente somente a Quem se deve prestar LATRIA em Mateus 4:10, e que este realmente é um único ser em Marcos 12:29-34.

      https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/mateus/4/
      https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/marcos/12/

      Latria/ Latreo λατρεύω*
      - http://biblehub.com/greek/3000.htm
      - http://biblehub.com/interlinear/matthew/4-10.htm

      No disse isto pensando em converter ninguem, nao entendam mal, apenas prestar um esclarecimento de que esta "cristolatria" que se ve sendo feita por uma maioria hoje nao foi algo ordenado e aprovado pelo proprio Yehoshua (João 4:23), ele proprio um adorador e servo de D-us (Mat 12:18).

      Sobre a questão de "intermediários", há controvérsias, vejo justamente o Criador usando intermediários todo o tempo, já que não é seu costume agir pessoalmente de maneira direta, nisto vemos os anjos, os profetas, os reis, os sacerdotes e assim por diante, todos fazendo esta ponte entre as pessoas e a Divindade, por vezes as escrituras dizem de pessoas que "viram" D'us, ou que D'us veio e "falou" com alguém, foi diretamente ou envolveu um intermediário? (Êxodo 23:20-23). Que papel Moisés fazia? (Êx 4:16, 7:1).

      Yehoshua nunca afirmou ser D'us, nunca pediu latria para si, seguia a Torá, aplicava as escrituras e reconhecia a absoluta verdade da Shemá. Na Tanakh se veem casos de intermediaçao, mediadores, representantes divinos etc, o que os primeiros seguidores de Yehoshua fizeram foi centralizar os vários papeis destes predecessores na pessoa dele (ungido, sacerdote, rei, mensageiro, profeta, cordeiro).

      Excluir
    8. DEUS vos abençoe muitissimo. Gosto muito dos seus estudos. tenho aprendido muito com a literatura judaica. O ETERNO, tem prazer nos seus filhos obedientes.

      Excluir
    9. E pelo visto, alguns judeus como você, continuam não acreditando que Jesus Cristo é o filho de Deus, mandado à Terra, para tirar os pecados do mundo né ? Impressionante... Todo esse tempo e você não crê nisso ainda... Preferível libertar um ladrão no lugar do salvador da humanidade, maltratando e humilhando Jesus !!! Lamentável.

      Excluir
    10. O Foco do site é estudar o texto hebraico do Tanach!

      Excluir
  2. Boa explicação...meus conhecimentos foram ampliados quanto aos textos usado é preciso uma exegese bem mais profunda

    ResponderExcluir
  3. O importante é cada um respeitar a fé e decisão tomada.. Os Judeus seguem o velho testamento, para eles Torá ou ainda Pentateuco.. Ali realmente além dos 10
    mandamentos, existem outras centenas de leis para os judeus.. Para mim, cristão e também gentil, acredito no evangelho, no novo testamento, onde Jesus Cristo, Deus na
    Santissima Trindade, apenas nos deixa um mandamento: amar o senhor teu Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo.

    Também deixo aqui Matheus 15:11

    Não é o que entra pela boca o que torna uma pessoa impura, mas o que sai da boca, isto sim, corrompe a pessoa”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas justamente esse dois mandamentos dado por Deus são um resumo dos dez mandamentos, uma vez que os mandamentos do 1ao 4 falam do relacionamento com Deus, e do 5 ao 10 fala justamente do relacionamento como próximo. Então de certa forma acho um argumento muito fraco para não seguir os 10 mandamentos. Nossa como os cristãos de hj fazem um enorme esforço para anularem os 10 mandamentos.

      Excluir
    2. Se o antigo testamento na vale, então não existe mais leis, foi cancelado os 10 mandamentos?

      Excluir
    3. A Torah ensina diversos métodos para se ter uma vida saudável tanto física quanto espiritual . O Novo testamento não é escritura sagrada como o é a Torah , então ñ servindo assim como fundamento; a passagem em que Yoshik ( Jesus ) diz que o que contamina o homem não é o que entra pela boa e sim o que sai dela , deve ser compreendida sob o contexto judaico , levando-se em conta que ele era judeu , a discussão gerava-se em torno de uma prática ( netilat yadain ) ou , lavar das mãos , o acusado não foi ele e sim seus alunos , ele como judeu se assim o podemos afirmar , comia kasher , então descarta-se qualquer hipótese contrária à esta , se ele comia kosher , então os animais proibidos pela Torah como alimento estão fora de questão aqui , ele se referiu a pureza , pois havia uma briga de dinastias , Hillel x Shamay , uma casa ensinava que se devia lavar as mãos antes das refeições e a outra casa não, que a oblação do corpo após as refeições era obrigatória aos shamaitas .

      Excluir
    4. Exatamente... a questão não era tipos de carne, a questão da pureza. Jesus não se alimentava de carnes proibidas na Torah.

      Excluir
  4. Atenção! Atenção!
    O artigo acima trata de Levítico 11, nada haver com Rom. 14. Este último, ambientado no mundo Romano, trata do comer animais sacrificados nos templos pagãos e vendido posteriormente nos mercados.
    Quanto à alimentação Kasher de Levítico qualquer um deriva saúde por se alimentar de animais que se encontram embaixo da cadeia alimentar, pois os animais não Kosher possuem proteínas e acúmulo de substâncias que são quimicamente venenosas a muitos seres humanos, o que geraria impureza.
    ...
    Agora dizer que o cristão não tem que cumprir os 10 mandamentos...
    Fala sério!
    Onde foi que você aprendeu isso Jeferson?
    Até a Igreja Católica ensina os 10 mandamentos e exorta a cumpri-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte que eu busquei não cabe explicar a ninguem...tres coisas falarei. Primeiro, não discuto com cego de paixão, segundo, larga de preguiçoso a va procurar informação mais a fundo, porem não va tropeçar no primeiro quesito que citei e o terceiro e ultimo,pois como diz o livro que segue, porem nào tem entendimento, pois esbarra no quesito primeiro e segundo" não jogarei pérolas aos porcos".

      Excluir
    2. É incrível como as pessoas buscam justificativa para o pecado vivemos em tempo do fim é necessário que voltamos a natureza endenica pois estamos a nos preparar para uma morada com Cristo onde ele diz que lá ñ haverá morte, choro nem ranger de dentes ele ñ mudará em nós o caráter apenas os rastos do pecado como deficiências ou doenças, imagina lá no céu a gente que se prepara para morar com ele ver animais tão belos e robustos e sentir vontade de matalos ora comer? Como o povo de Israel que ele tirou da terra do Egito e dava maná dos anjos e mesmo assim o povo sentiu vontade de comer carne. E quanto aos 10 mandamentos se cumpre até hoje perante a lei de Deus é dos homens ñ devemos matar, roubar, adulterar e mesmo assim muitos vivem a margem da lei então os mandamentos continua para que possamos enxergar nosso pecado. Tiago 2:10 diz que aquele que diz que Guarda toda lei e tropeça em um só ponto é culpa do de todos, Jesus diz tb ñ penseis que vim revogar as leis ou os profetas e sim para cumprir, ele tb diz amarás a Deus sobre todas as coisas e ao teu proximo como a te mesmo é isso depende de toda lei e os profetas e está escrito no novo testamento. Então queridos vamos estudar porque ainda na palavra de Deus diz meu povo perece por falta de conhecimento. Fica a dica.

      Excluir
    3. Também concordo, todos seguimentos do Cristianismo segue os 10 mandamentos.

      Excluir
  5. Só gostaria de saber por que tem tanto cristão dando opinião sobre assunto que eles desconhecem. E por que estão opinando num blog judeu?! É falta de blog cristão???? Cada macaco no seu galho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfect sua colocação...assim nasce o extremismo religioso, intrometer em assuntos que não tem conhecimento de outras religiões e assim mesmo os condena.

      Excluir
    2. Perfect...assim nasce o extremismo religioso...intrometer em assuntos que não tem conhecimento de outras religiões e assim mesmo condena las. Se cada um ficasse em seu quadrado pode ter certeza que a religião não seria essa maquina de matar como é até hoje.

      Excluir
    3. Boa tarde,vi o blog hj ao pesquisar sobre a proibição de comer carne de porco.Varias explicacoes foram eslcarecedoras.Me parece que essa lei para o Judeus nao e apenas sanitaria( como nos criataos imaginamos) e sim uma regra de santidade e obediência ao altissimo.Gostaria de saber para um nao Judeu..quais leis ele nao esta obobrigado a seguir..Exiatem leis que sao apenas para os Judeus? E as leis em relacao ao sacrifício? Os Judeus ainda sao obrigados a cumprir.
      Sei que nao e um blog Cristao mas percebi pessoas aqui com bastante conhecimento e boa vontade de ensinar

      Excluir
  6. Cada comentario com falta de conteudo...Marcos o que voce faz com a nova alianca sem a primeira? Aff
    Queria saber sobre os prices! Obrogada

    ResponderExcluir
  7. Os focos de pureza e impureza, discutidos no Pentateuco e no Novo Testamento são nitidamente contrastantes, o primeiro discute um caráter de impureza higiênica, ou religiosa; tanto que não ingerir carne de porco, ou realizar outro ato proibido, como listado em Lv, por exemplo, te tornaria igualmente imundo,e noutro se trata de algo menos ligado a higiene, e algo mais espiritual, do próprio indivíduo para com Deus, por isso mesmo Jesus diz: “Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem (...)” (Mt 15,17-20); Ou seja, no Novo Testamento, a impureza, não está relacionada à uma contaminação física, ou ao que o homem ingere, mas ao que entristece a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria inclusive fiquei mais entendido que devemos comer a carne de porco, até porque o Criador deu ordenança para que fosse possível. O que o texto nos arremete é que foi exatamente para ensinar aquele povo naquela época como as pessoas não deveriam fazer, então Deus mostrou a um para não fazer aquele tipo de ato. Por exemplo hoje se eu falar para meu filho de 5 anos assim: "Meu filho não coma igual a porco" ele falará: Mas nós não comemos ele? Então este contexto de ensino está errado. Yahshua nos deus novos mandamentos que inclusive até hoje os judeus não entenderam. Como Shabat, o que é Shabat o Sábado e a guarda das Leis? Simples era uma reunião entre os Judeus para falar das maravilhas do Eterno e seus mistérios e como faria para desenvolver a ciência, e a plenitude do Amor que de Deus foi criado desde do Éden para o homem, e desde a eternidade para os seres espirituais. Tanto que Yahshua entrava em um debate e ninguém podia resistir porque tinha conclusão e não somente um disse me disse: "Porque tenho que guarda sábado" Porque Deus mandou e pronto e não faz pergunta, é assim? Ta parecendo os Pastores de hoje em dia. Quanto mais for falar o que era para ser Israel hoje e o que cada Cristão (não gentio), tinha que conseguir se livrar do sistema do Dizimo que não ajuda ninguém e é condenado pela bíblia pois quem podia tocar em dízimo eram só os Levitas, para nós é ofertas e para ajudar os necessitados, Santa Ceia evangélica é a mesma da católica (O pão e o vinho é consagrado fazendo assim a transubstanciação dos elementos), é pagã fala mau dos católicos mas fazem o mesmo, e pior leia o texto de corintio todo pelo amor do Criador e veja se aquilo parece com que fazemos hoje. Era uma festa chamada Agape que todos levavam sua comida para ser repartida com os pobres e necessitados, e o povo que estava levando tomou um Dura de Shaul(Paulo), em um trecho ele fala:... Sera que vós não tendes comida em casa... estava falando como deveria ser feito em um festa deste tipo. Então é muita coisa pra eu dizer aqui não dá e pior tem alguns que vão ler e nem via se dar ao luxo de pesquisar simplesmente vão me condenar e me colocarem pra fora, caso tivesse em uma sinagoga ou dentro de uma igreja evangélica. Pesquisem!!! A PAZ

    ResponderExcluir
  9. Segundo o que eu aprendi, as regras alimentares não tem explicação no cientificismo, nem em questões de saúde. É simplesmente : Cumpra-se! Por onde correr haverá um exemplo que contradirá, por exemplo as galinhas ciscam e comem rapidamente, comem insetos e minhocas, portanto são carnívoras. Os peixes tambem comem uns aos outros, vivos. Mariscos se alimentam lentamente, não há lógica humana nisso, apenas : Cumpra-se !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo...vc se prendeu aos detalhes do texto...a maxima desse artigo não é comer rapido ou não...a maxima desse artigo é a natureza do que vc põe a boca...tem um ditado antigo que diz" você é o que come". Sangue...essa é...

      Excluir
  10. Essa questão de gentios se submeterem às leis mosaicas já foi resolvido com o 1° Concílio da igreja pelo apóstolo Tiago através das questões que Paulo defendia em atos 21:25. O que me estranha é a consulta à bibliografia dos sábios do Talmud? Jesus condenou a tradição judaica.

    ResponderExcluir
  11. Essa questão de gentios se submeterem às leis mosaicas já foi resolvido com o 1° Concílio da igreja pelo apóstolo Tiago através das questões que Paulo defendia em atos 21:25. O que me estranha é a consulta à bibliografia dos sábios do Talmud? Jesus condenou a tradição judaica.

    ResponderExcluir
  12. Essa questão de gentios se submeterem às leis mosaicas já foi resolvido com o 1° Concílio da igreja pelo apóstolo Tiago através das questões que Paulo defendia em atos 21:25. O que me estranha é a consulta à bibliografia dos sábios do Talmud? Jesus condenou a tradição judaica.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os Judeus, os Gentios devem apenas seguir 7 leis, nada mais, as leis dadas para Noé do proprio D'us de Israel... porem, srgundo o Judaismo (e nao o Cristianismo) adorar a Jesus eh idolatria, como orar para santos da Igreja Catolica ou deuses hindus ou Orixás, da no mesmo.

      Mas...

      Nenhum Judeu corre atras dos Cristaos para forca-los a se converterem ao Judaismo, ao contrario, desencorajam ate verem que o futuro Judeu convertido eh sincero na sua vontade, somente entao, consegue se tornar um Ben Avraham (filho de Abraao) um Judeu.

      As coisas sao muito mais simples que tudo isso, basta ser bom e justo na Terra, e sera salvo.

      Excluir
    2. Isso mesmo...Jesus como era nascido na Turquia criticava as tradições judaicas.kkkkkkk...me poupe
      Pelo pouco que entendi do livro que vc acredita de forma literal, o Jesus que nem pode ser chamado por esse nome e sim Yeshua, não condenava nada a nào ser os que condenavam, os que julgavam. Ele não dizia que as tradições judaicas estavam erradas, mas sim o extremismo que os lideres sacerdotais colocavam sobre o povo. Esses lideres eram cheio de vicios em seus atos, estavam mais preocupados com os atos que com um coração mais cheio de amor. Tanto que tem uma maxima que ele diz" faça o que eles falam, mas não faça o que eles fazem"

      Excluir
  14. Camarão é kasher porém come animais mortos.
    Refletindo mais a fundo.
    A grama que o animal casher comeu se alimentou de um adubo ou seja fezes ou defunto.
    Pensando na mesma forma que foi escrito a morte passou para grama que passou para o boi.
    O porco também já foi comido pelos patriarcas, e nem por isso foi tornando impuro todos os demais.
    Só foi proibido após o Monte Sinai pois não havia higiene suficiente para criá-los.
    O eterno foi sábio pois queria preveni- losde Possivelmente terem vermes que atacam o cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarão não é casher!!!!(Levíticos 11.10) Não tem escamas, não tem barbatanas.

      Excluir
    2. Outra curiosidade, os porcos não são animais de pastagem, e por isso não se adaptaram à vida nômade dos patriarcas antes do Sinai.

      Excluir
  15. - Paz seja com todos vós Tela hebraica! Quero pedir-lhes por favor uma exegese Bíblica hebraica/português do Texto do profeta Isaías 45:1~3, com etimologias das palavras para melhor entendimento. Ficarei grato pois será de grande proveito e estudo!
    E que Deus possa abençoar ainda mais seu trabalho, em Nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de um esclarecimento:
    ��a maioria do povo cristão dizem que o velho testamento é passado e muitá coisa lá não é levada em consideração. MAs... o "dizimo" de 10% sim.
    Por que?
    E os judeus pagam dízimo? De que forma?

    ResponderExcluir
  17. Fui criada em um lar cristão. Pra ser mas exata catolica apostolica romana. Hoje vejo quanto eu vivi em meio a escuridão espirutual(Não só eu mais acho que o mundo todo que pratica alguma religião que não seja as Leis da Torah) pois embora achasse que conhecia o Criador, na verdade não o conhecia, pois hj vejo que é através de suas leis(Torah) e cumpridmento das mesmas é que podemos nos santificar e se aproximar Dele. Acho que é por isso que se diz que Israel e luz para outras nações pois de fato eles conhecem o Criador pois eles tiveram o privilégio de serem sepaeados dentre todos os povos e terem recebido a Torah. Eu acredito que se Israel fosse dizimada como muitas nações querem o mundo estaria em total escuridão, pois e o unico pais em que a leis e divinina e eles cumpre. E obedecem mantendo viva o testemunho de um Unico Criador Verdadeiro(Shema Israel. Deuteronomio 6:4-9). Então temos que abençoar essa nação mesmo e o seu povo os judeus. A lei e uma só como ta nas escrituras sagradas(Numeros 15:15) tanto para os judeus como para os estrangeiros. Não a lei que se adapta a gente mas a gente se adapta a lei pois ela es fonte de vida. E pela a transgressão da lei(Torah) que se faz o pecado e e por ela que seremos julgados. O próprio Messias veio cumprir a Lei e ensinar outros a também cumprir.

    ResponderExcluir
  18. Só apagando fogo com gasolina : '' E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
    No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
    E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
    Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
    E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.''
    Atos 10:11-15

    ResponderExcluir
  19. Quando o comentário fala a verdade eles retiram, porque será? não pregam a verdade então não teriam que ter medo da verdade, deixe o comentário, será de proveito.

    ResponderExcluir
  20. É uma pena que ainda haja essa ignorância de pessoas que não entendem a mensagem do antigo e novo testamento e criticam, não entendem que Yeshua é o próprio Deus, e outros que ainda crê na falsa trindade, que absurdo!. Ouve oh Israel o teu Deus é o único Deus.

    ResponderExcluir
  21. RM7 não há separação de velho e novo testamento, mas sim uma nova aliança, este textos esta bem escrito por Paulo Judeu instruído por Gamaliel que era neto de Hilel ambos RABINOS, e tem por base o livro de Yirmeyahu ou Jeremias 3:8... o Reino do norte foi espalhado pelo mundo e chegou até nós que somos chamados de gentios mas na verdade fazemos parte da herança de DEUS YHWH VAI UNIR TODOS NÓS O REINO DO SUL E DO NORTE QUEIRAM OS JUDEUS OU NÃO.. leiam Yesha’yahu 43 e 49... YHWH esteja vos abençoando...

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal!

    Creio que quaisquer discutições a respeito das coisas relacionadas a DEUS (Adonay)...tem que ter muito critério e acima de tudo respeito pela Fé de cada um, Judeu e não Judeu,o mundo é divido desta maneira.
    Nenhum participante deste debate subiu aos céus e depois desceu para dar explicações contundentes, creio que devemos acreditar no que está escrito pelo próprio DEUS (Adonay), tanto Torah quando na Bíblia.
    Sou um pastor Evangélico pela misericórdia de DEUS e todos os dias tenho ministrados vidas pelos ensinamentos que DEUS nos deixou de Gênesis a Apocalipse. Respeito o povo escolhido por DEUS (Judeus), tem nos ensinados muito com os seus critérios e seriedades morais que tem com as coisas de DEUS.
    Quero deixar aqui uma Reflexão a todos:
    Se somos também escolhidos de DEUS e ELE nos presenteou com JESUS CRISTO para nos Salvar e nos tornar também Herdeiros do Reino de DEUS assim como os Judeus...Porque estamos nesse exato momento de dia,hora e ano o MUNDO inteiro é regido pelo Calendário Cristão? e não o calendário Judaico?
    Digo ainda, o mundo dos negócios, eleições, Software, jornais, informativos, estudos, moda, tendencias, novas tecnologias...enfim, temos que acreditar querendo ou não que o Homem JESUS passou pela terra e marcou o tempo, AC e DC...por isso que Creio em JESUS como Salvador de TODA a Humanidade que nasceu do dia primeiro ate o ano de 2018.
    Respeito a Fé de todos, porém estamos regidos pelo calendário Cristão e sucessivamente regidos pela Bíblia Sagrada. Shalom Adonay a todos.


    ResponderExcluir