Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Como Será o Mundo? A Vida após a Morte.




              "Porventura, te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região tenebrosa?" Jó 38.17

               Quem tem a mente crítica com relação à fé do homem não vai compreender as coisas que estão escritas aqui. Pois o ateu entende a morte como um apagar de luzes, o fim do show. Mas não é só isso o que está reservado para uma consciência inteligente que viveu na Terra, fabricada de forma tão engenhosa que foi capaz de pregar na história a sua digital da individualidade. Isso. Se até os gêmeos tem entendimento e experiências diferentes do mundo....de bilhões e bilhões de almas que viveram e viverão no mundo, a sua memória é única.
              A memória registrada na alma não se apaga para os justos. A opção de apagá-la eternamente é uma escolha individual de não acreditar, infelizmente. Pois existem notáveis mentes brilhantes, de pessoas tão inteligentes que se perderam no Conhecimento, e tentam provar desesperadamente às próprias almas que D'us não existe. ("Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam...... e lhes fizeste perecer toda a memória." Isaías 26.14)

"Ao Justo nasce luz nas trevas...não será jamais abalado; será tido em memória eterna." Salmos 112.6

              Ao "apagar das luzes" haverá uma grande surpresa para os justos. Ele descobrirá que não morreu! Isso significa que não haverá consciência de morte, de que deixou família, amigos e negócios pendentes para trás. Isso nos faz meditar que a palavra "morte" se encaixa somente para quem fica. Pois a dor da separação e a presença de um corpo inerte para enterrar fica para os que estão vivos.

                 "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na Sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte..." Salmos 33.18-19

                 "Pois não deixarás a minha alma na morte...." Salmos 16.10

                  "Mas D'us remirá a minha alma do poder da morte, pois Ele me tomará para Si." Salmos 49.15
                                                      A Viagem

             É uma volta para casa. Isso significa que não haverá consciência do estranho, pois na verdade a vida no Tempo é que foi uma pequena viagem e você, aliviado, chega em casa com as malas, com vontade de descansar.

"Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois para mim estrangeiros e peregrinos." Levíticos 25.23

O justo não volta para um ambiente desconhecido. O Mundo é um lugar parecido com que chamamos aqui na terra de Lar. Aconchegante, protetor, revigorante, que chama a alma ao alívio e descanso.

A tradição judaica diz que "Se os justos soubessem o que os esperam, eles celebrariam com júbilo o dia em devem deixar o mundo."
                                                   
                                                       Lugar de Estudos

Somos como um filho único enviado pelo Rei a um país distante para nos alimentar, nos fortalecer e nos tornarmos saudáveis. Ele o envia a este mundo onde pode se iniciar, por meio dos estudos, os costumes seguidos no Palácio do Rei.  A terra é a infância de uma longa caminhada espiritual de aprendizagem. Quando chegamos ao Mundo Vindouro, a alma não permanece estática. Ela procurará ardentemente fazer aquilo que não conseguiu como queria na terra: estudar.

 Isso, aquela vontade interna que todo mundo tem de estudar, de fazer cursos, de aprender línguas, música, de se especializar, isso é o desejo inerente da alma humana. Todos também tem a decepção de não ter tempo, ou de não ter sido capaz de se aperfeiçoar como gostaria por causa do excesso de obrigações. Sofrem por isso. Mas no "fechar das cortinas", o justo se surpreenderá com todas as possibilidades de estudo abertas de novo.

Quando o Rei percebe que o seu filho cresceu e que chegou o tempo de trazê-lo de volta ao Palácio, a alma deixa a terra e volta ao Palácio onde viverá eternamente.
       
                                                           Os Sentidos



São canais de comunicação usados pelo mundo espiritual para falar ao homem. De todos o mais excelente é a audição. Aprendemos isso em Gênesis 27. Isaque já cego, sentiu o cheiro das roupas de Esaú, tateou os pelos de seu braço e comeu da comida dele, mas se tivesse prestado atenção na voz que ouviu, perceberia que era Jacó. (Gênesis 27.22)

Os sentidos ficarão apuradíssimos no Mundo. Serão como um só, como um estado de Sinestesia, como era no Éden antes de serem corrompidos. Após a corrupção, Adão "viu" que estava nu (Gênesis 3.7) porque os sentidos foram separados em visão, audição, tato, paladar e olfato. Mas não era assim antes. Com os sentidos separados na terra, a percepção do mundo espiritual fica turvada, mas no Mundo Vindouro, esse véu vai cair.(*)

                                                        Os nossos pais, a separação

Com a percepção de tempo alterada (o tempo da Terra não tem sincronia como tempo do Mundo Vindouro) não somente reencontraremos as almas dos nossos antepassados e dos que já morreram. Encontraremos também as almas de todos com que interagimos na terra, mesmo que não tenham morrido ainda. Então, não teremos no Mundo Vindouro o sentimento de separação!

*Já foi comprovado que pessoas que sofrem com alguma deficiência relacionada ao sistema sensorial, acabam desenvolvendo e aguçando mais outros sentidos, por exemplo, um cego que desenvolve mais sua capacidade de ouvir ou até mesmo de tatear, como os livros em língua braile para os deficientes visuais.

Leia mais: http://vem-que-tem457.webnode.com/news/sentidos-do-corpo-humano/


Vídeo
Trechos do filme "O Gladiador" dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, que trata a morte como a "volta para casa", onde o ator passa tateando plantações de trigo dos "campos Elíseos"(o Paraíso da mitologia grega). Ganhou cinco Oscars. Outra curiosidade é quanto a música tema "Now We Are Free" , traduzida "Agora Nós somo Livres", de Hans Zimmer e Lisa Gerrard. Embora tenha algumas palavras hebraicas, a letra foi composta em língua desenvolvida pela própria intérprete. 

2 comentários:

  1. Gostei da mensagem, profundíssima. Principalmente porque faz referência à morte. Elemento que Deus excluiu para o fiel e sincero servo.Estou me referindo à morte espiritual e não física. Deus não se incomoda com a morte física , mas sim,com a morte espiritual. porque ela que separa o homem de Deus por causa do pecado.Pois foi dai que o homem começou a ter necessidade de ressurreição. Caso ele ressuscite com Cristo, nunca mais ele necessitará de outra ressurreição. Lembrando, somente no plano espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da mensagem, profundíssima. Principalmente porque faz referência à morte. Elemento que Deus excluiu para o fiel e sincero servo.Estou me referindo à morte espiritual e não física. Deus não se incomoda com a morte física , mas sim,com a morte espiritual. porque ela que separa o homem de Deus por causa do pecado.Pois foi dai que o homem começou a ter necessidade de ressurreição. Caso ele ressuscite com Cristo, nunca mais ele necessitará de outra ressurreição. Lembrando, somente no plano espiritual.

    ResponderExcluir