Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

domingo, 12 de março de 2017

Como Moisés conseguia conversar com D'us? Êxodo 33.11

Resultado de imagem para ki Tissá
 A parashá (porção da Torah, lida por todos os judeus durante a semana até o próximo Shabat) Ki Tissá, que abrange Êxodo 30.11 a 34:35 começa com um censo e arrecadação de Moisés de matéria física para a construção do  o Mishcan (Tabernáculo).

Inclui a descrição do lavatório de bronze, da fabricação do óleo de unção e do incenso aromático a ser queimado duas vezes ao dia.

Betzalel da tribo de Judá e seu assistente Aholiav, da tribo de Dã, são designados como os arquitetos dessa grandiosa obra de construção.

O Shabat é reforçado, independente da construção ser o Tabernáculo, ele deveria ser guardado também durante a obra.

O relato volta à narrativa da Revelação do Monte Sinai e a trágica escolha dos israelitas em construir o bezerro de ouro em prol da sua impaciência.

O povo é quase exterminado, julgado e castigado após a quebra das duas primeiras Tábuas da Lei que Moisés trouxera do Sinai.

Após esse episódio, uma coisa curiosa ocorreu. Moisés montou a sua tenda fora do acampamento (Êxodo 33.7), que algumas versões hebraicas traduzem como "Tenda do Encontro" (A Torá Viva, Ed. Maayanot) , "Tenda do Ensinamento" (Bíblia Hebraica, Ed. Sefer).

 וּמֹשֶׁה יִקַּח אֶת-הָאֹהֶל וְנָטָה-לוֹ מִחוּץ לַמַּחֲנֶה, הַרְחֵק מִן-הַמַּחֲנֶה, וְקָרָא  לוֹ, אֹהֶל מוֹעֵד; וְהָיָה, כָּל-מְבַקֵּשׁ יְהוָה, יֵצֵא אֶל-אֹהֶל מוֹעֵד, אֲשֶׁר מִחוּץ לַמַּחֲנֶה.
"Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação.  E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial." (33.11)


 O termo hebraico "ohel moed"   אֹהֶל מוֹעֵד   literalmente traduz-se: "tenda das datas", ou "tenda do tempo fixo" ou "tenda da época" ou "tenda da festa" ou "tenda do feriado" ou "tenda do sinal fixo". (Dicionário Port.Hebr. e Hebr.Port. de Hatzamri, Ed. Sefer).

Não se trata do Tabernáculo que não estava construído, mas de um lugar para "quem quer que procurasse por D'us". Por isso que Onkelos a chamou de "Tenda do Estudo", e o sedento jovem estudante Josué parece que tinha sérias dificuldades de sair de lá! (Êxodo 33.11).

Ali, D'us falava a Moisés "faces a faces"
 פָּנִים אֶל-פָּנִים assim como uma pessoa fala a um amigo próximo.
Perceberam o grau de relacionamento entre Du's e um homem? Por que Moisés não foi consumido?

Por causa da capacidade de D'us de se contrair! Não, Ele não contrai toda a Sua essência para caber numa tenda. D'us contrai uma parte Sua, apenas Faces (porque Ele tem várias Faces de manifestação e comunicação).


Aqui Moisés apenas ouvia D'us, e a voz de Dele não o consumia porque Ele se contraía para caber no entendimento dele. 

O texto hebraico aqui chama a palavra "face" no plural "faces", isto é "panim" פָּנִים (sufixo substantivo plural masculino), assim como D'us é "Elohim". Isso quer dizer que não existe uma "Face" para D'us, e sim "Faces". São níveis de relacionamento com um homem dependendo de sua santidade e consagração. Algumas Faces não podem ser alcançadas pelo entendimento humano principalmente as que pertencem à Eternidade. Outras Faces são perfeitamente acessíveis aos ouvidos do homem Santo e Justo, e conseguem se contrair no Tempo Presente, se manifestando, falando e até lutando.(Gênesis 32.28 e 30 "como príncipe lutaste com D'us"......"vi a D'us Faces a Faces, e a minha vida foi salva.")

Na Tenda Moisés "ouvia" , mas não via. Mais tarde, insatisfeito, ele pede para "ver" : "Rogo-te que me mostres a tua glória." (v.18). Apesar de D'us ter respondido:  "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver." (v. 20), Ele mesmo ofereceu uma solução para esse problema (Êxodo 33.21-23).

Nota-se que um relacionamento com a Torah está intimamente ligado à essa conversa amigável com D'us! E que Moisés conseguiu alto grau de espiritualidade de tal forma que se desligava do mundo material e ouvia com clareza tudo o que D'us dizia. Maravilhoso!


Bibliografia
1.A Torá Viva - O Pentateuco e as Haftarot - Anotado por Rabino Aryeh Kaplan- Editora Maayanot;
2.Dicionário Português Hebraico e Hebraico Português - Abraham Hatzamri e Shoshana More-Hatzamri - ed. Sêfer



4 comentários: