תהילים ב
Os acontecimentos que se sucederam à coroação de David em Israel despertaram a fúria de muitas nações vizinhas. O segundo livro de Samuel 5.17 explica: " Ouvindo, pois, os filisteus que David fora ungido rei sobre Israel, subiram todos para prendê-lo; ouvindo-o, desceu David à fortaleza." Isso significava que as coisas não seriam fáceis para um rei temente ao D'us Único, que repudiava as fortes práticas e influências pagãs das nações. Algumas coisas uniam povos distintos. Uma delas era a religião idólatra e tudo o que ela implicava. Obviamente, também em Israel, ainda havia os simpatizantes ocultos da mediunidade apesar das proibições de Saul (I Sm28.9). Também existiam os adoradores de Baal enraizados dentro do povo israelita, que conspiravam silenciosamente contra a Dinastia Davídica.
Assim, passou a viver David, cercado de povos unidos ("Por que os povos se reúnem, e as nações falam em vão?" v.2) com o único objetivo de derrotá-lo para provar a todo o universo que El'him, o D'us sem representação física de imagens, não era tão poderoso assim, e que as vitórias desse rei era uma questão puramente de sorte e de uma mente guerreira estratégica e brilhante. A conspiração contra o rei David não era somente uma questão territorial ou de disputa de poderes, era também uma séria questão religiosa (" os senhores conspiram secretamente, contra o Senhor e contra Seu ungido."v.3)
A princípio podia-se até ser levantada a questão: "Por que prosperam os reis perversos?" Mas o sucesso do maus dura pouco e sua falsidade desmascarada provoca riso pela sua pequenez e aparente força (v.4).
Salmos 2 lembra-nos da guerra de Gogue e Magogue, quando setenta nações do mundo se unem contra Israel. Todas elas sofrerão instabilidade interna em seu governo e se perderão pelas revoluções, pagando pela a audácia, pelo ateísmo, pela idolatria, pelos escândalos e inflações.
Tradução e análise do texto de Salmos 2
א לָמָּה, רָגְשׁוּ גוֹיִם
Por que se tumultuam os povos
וּלְאֻמִּים, יֶהְגּוּ-רִיק.
e as nações pronunciam coisas vãs (ou vazias)?
ב יִתְיַצְּבוּ, מַלְכֵי-אֶרֶץ
Estabelecem-se os reis da terra
וְרוֹזְנִים נוֹסְדוּ-יָחַד עַל-יְהוָה
e soberanos ( ou príncipes) secretamente se unemיָחַד contra YHWH
וְעַל-מְשִׁיחוֹ
e contra Seu Ungido (ou Seu Messias)
ג נְנַתְּקָה, אֶת-מוֹסְרוֹתֵימוֹ
Rompamos suas cordas (ou seus tecidos)
וְנַשְׁלִיכָה מִמֶּנּוּ עֲבֹתֵימוֹ
expulsemos (deנַשְׁלִ) de nós seus emaranhados (seus laços, ou seus contatos)
ד יוֹשֵׁב בַּשָּׁמַיִם יִשְׂחָק
O que está sentado nos céus rirá ( ou zombará, se divertirá)
אֲדֹנָי, יִלְעַג-לָמוֹ
O Senhor ridicularizará (ou zombará) deles
ה אָז יְדַבֵּר אֵלֵימוֹ בְאַפּוֹ
Então falará para eles na Sua ira
וּבַחֲרוֹנוֹ יְבַהֲלֵמוֹ
e sua fúria os aterrorizará
ו וַאֲנִי, נָסַכְתִּי מַלְכִּי
E eu, ungi Meu rei
עַל-צִיּוֹן, הַר-קָדְשִׁי
sobre Sion, meu Monte Sagrado
ז אֲסַפְּרָה, אֶל-חֹק
: יְהוָה, אָמַר אֵלַי
YHWH disse para mim:
בְּנִי אַתָּה--
"Tu és meu Filho.
אֲנִי, הַיּוֹם יְלִדְתִּיךָ.
Eu no dia Te gerei.
ח שְׁאַל מִמֶּנִּי
Pede ( ou pergunte, indague, tome emprestado) a mim
--וְאֶתְּנָה גוֹיִם
e Te presentearei as nações
, נַחֲלָתֶךָ
(como) sua herança
; וַאֲחֻזָּתְךָ
e (como) sua propriedade
, אַפְסֵי-אָרֶץ
os fins (términos) da terra
ט תְּרֹעֵם, בְּשֵׁבֶט בַּרְזֶל: כִּכְלִי יוֹצֵר תְּנַפְּצֵם.
י וְעַתָּה, מְלָכִים הַשְׂכִּילוּ; הִוָּסְרוּ, שֹׁפְטֵי אָרֶץ
E agora, reis sejam sábios; corrijam-se juízes da terra שֹׁפְטֵי אָרֶץ
יא עִבְדוּ אֶת-יְהוָה בְּיִרְאָה
Sirvam YHWH com temor
וְגִילוּ, בִּרְעָדָה
e se rejubilem com tremor
יב נַשְּׁקוּ-בַר
Beijem o Filho
פֶּן-יֶאֱנַף
Para que não fique com raiva
וְתֹאבְדוּ דֶרֶךְ
e seja julgado o seu caminho
כִּי-יִבְעַר כִּמְעַט אַפּוֹ:
Pois exterminará בְעַר (ou queimará, arderá) quase כִּמְעַט na Sua fúria (ou Sua cólera)
אַשְׁרֵי, כָּל-חוֹסֵי בוֹ
Bem aventurados (louvores para aqueles) que Nele confiam
Por que se tumultuam os povos
וּלְאֻמִּים, יֶהְגּוּ-רִיק.
e as nações pronunciam coisas vãs (ou vazias)?
ב יִתְיַצְּבוּ, מַלְכֵי-אֶרֶץ
Estabelecem-se os reis da terra
וְרוֹזְנִים נוֹסְדוּ-יָחַד עַל-יְהוָה
e soberanos ( ou príncipes) secretamente se unemיָחַד contra YHWH
וְעַל-מְשִׁיחוֹ
e contra Seu Ungido (ou Seu Messias)
ג נְנַתְּקָה, אֶת-מוֹסְרוֹתֵימוֹ
Rompamos suas cordas (ou seus tecidos)
וְנַשְׁלִיכָה מִמֶּנּוּ עֲבֹתֵימוֹ
expulsemos (deנַשְׁלִ) de nós seus emaranhados (seus laços, ou seus contatos)
ד יוֹשֵׁב בַּשָּׁמַיִם יִשְׂחָק
O que está sentado nos céus rirá ( ou zombará, se divertirá)
אֲדֹנָי, יִלְעַג-לָמוֹ
O Senhor ridicularizará (ou zombará) deles
ה אָז יְדַבֵּר אֵלֵימוֹ בְאַפּוֹ
Então falará para eles na Sua ira
וּבַחֲרוֹנוֹ יְבַהֲלֵמוֹ
e sua fúria os aterrorizará
ו וַאֲנִי, נָסַכְתִּי מַלְכִּי
E eu, ungi Meu rei
עַל-צִיּוֹן, הַר-קָדְשִׁי
sobre Sion, meu Monte Sagrado
ז אֲסַפְּרָה, אֶל-חֹק
: יְהוָה, אָמַר אֵלַי
YHWH disse para mim:
בְּנִי אַתָּה--
"Tu és meu Filho.
אֲנִי, הַיּוֹם יְלִדְתִּיךָ.
Eu no dia Te gerei.
ח שְׁאַל מִמֶּנִּי
Pede ( ou pergunte, indague, tome emprestado) a mim
--וְאֶתְּנָה גוֹיִם
e Te presentearei as nações
, נַחֲלָתֶךָ
(como) sua herança
; וַאֲחֻזָּתְךָ
e (como) sua propriedade
, אַפְסֵי-אָרֶץ
os fins (términos) da terra
ט תְּרֹעֵם, בְּשֵׁבֶט בַּרְזֶל: כִּכְלִי יוֹצֵר תְּנַפְּצֵם.
י וְעַתָּה, מְלָכִים הַשְׂכִּילוּ; הִוָּסְרוּ, שֹׁפְטֵי אָרֶץ
E agora, reis sejam sábios; corrijam-se juízes da terra שֹׁפְטֵי אָרֶץ
יא עִבְדוּ אֶת-יְהוָה בְּיִרְאָה
Sirvam YHWH com temor
וְגִילוּ, בִּרְעָדָה
e se rejubilem com tremor
יב נַשְּׁקוּ-בַר
Beijem o Filho
פֶּן-יֶאֱנַף
Para que não fique com raiva
וְתֹאבְדוּ דֶרֶךְ
e seja julgado o seu caminho
כִּי-יִבְעַר כִּמְעַט אַפּוֹ:
Pois exterminará בְעַר (ou queimará, arderá) quase כִּמְעַט na Sua fúria (ou Sua cólera)
אַשְׁרֵי, כָּל-חוֹסֵי בוֹ
Bem aventurados (louvores para aqueles) que Nele confiam
Shalom Adonai. A Sra tem alguma informação sobre o fruto que Eva comeu no Jardim do Eden ? Lí um estudo, que se trata do figo, pois eles haviam se cobrido com folhas de figueira... O que a irmã poderia acrescentar ? Deus abençoe
ResponderExcluirHá uma coisa que nós aprendemos com relação à Torah. Dentre as inúmeras perguntas que recebemos, uma delas é se Jó teve mais dez filhos com a mesma mulher que discutiu com ele no início da história. Daí nós perguntamos: "Está claro na Bíblia que foi com a mesma mulher?", daí vão responder: "Não, ou não estaríamos perguntando!" Conclusão, há problemas e informações bíblicas que não conseguimos entender, portanto respondemos: "Não sabemos!!!" Dizer "eu não sei" é também um princípio bíblico de temor a D'us. Ele sabe de tudo, nós devemos reconhecer o nosso limite e parar de brigar por assuntos polêmicos e duvidosos. Portanto, se é figo ou maçã, não está claro na Bíblia, então é porque D'us quis que o nome desse fruto ficasse omitido!!!
ExcluirE Glória a D's por isso!
Obrigada! Me delicio aqui, simplesmente maravilhoso aprender sob o ponto de vista do conteúdo desse blog. Deus continue abençoando vocês!
ExcluirBoa noite a paz do nosso Deus por acaso o rei Saul foi também profeta ???????
ResponderExcluirDevido ele ter profetizado 1 samuel 10 1-11
irmão releia o texto ,note que quem fala é Samuel por isso as aspas no texto!!!
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